Buscar no Cruzeiro

Buscar

A Sorocaba que queremos

29 de Fevereiro de 2020 às 00:01

Maria Lúcia Amary

A palavra confiança, segundo o dicionário, significa crença na probidade moral, na sinceridade, lealdade, competência, ou crença de que algo não falhará, de que é bem-feito ou forte o suficiente para cumprir sua função. A confiança nos move. É a base das grandes amizades, a raiz do entendimento e do elo entre as pessoas. Bem por isso é que ela leva, por exemplo, uma pessoa a investir o seu dinheiro em instituições, e muitas vezes, a razão para que indústrias, fábricas e incubadoras de empresas optem por esta ou aquela cidade para se acoplarem, sempre pensando no futuro.

São recorrentes as notícias nas quais a Bolsa de Valores oscila conforme uma simples atitude de uma autoridade ligada ao Governo Federal. Para exemplificar, no dia 26 de março de 2019, o ministro da economia Paulo Guedes decidiu não comparecer a uma audiência na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados para defender a Reforma da Previdência, e logo após esta notícia, a Ibovespa, que estava subindo 1,28%, passou a crescer em apenas 0,4%. A prisão do ex-presidente Michel Temer, também na mesma época, criou um movimento de queda de 2,6% da bolsa.

Atrelada a confiança, é preciso analisar o terreno em que se está pisando. Na lavoura, é preciso ter um solo fértil, que forneça nutrientes para uma boa produtividade. A perda de solos produtivos, de acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e a Agricultura, prejudica gravemente a produção de alimentos e a segurança alimentar, amplifica a volatilidade dos preços dos alimentos e, potencialmente, mergulha milhões de pessoas à fome e à pobreza.

Posso afirmar com tranquilidade que a cidade de Sorocaba é um terreno fértil e próspero para o desenvolvimento sustentável, para uma boa qualidade de vida, e ainda, sem deixar de valorizar e fomentar as suas importantes vocações. Isso porque está em uma localização estratégica e privilegiada dentro do Estado mais importante do País. A menos de 100 km da capital paulista, Sorocaba forma, juntamente com Campinas, um polo urbano responsável por 33,5% do PIB (Produto Interno Bruto) industrial do Estado de São Paulo. Quarta cidade mais populosa do interior paulista, com quase 700 mil habitantes, Sorocaba é uma cidade grande, mas que ainda preserva características do nosso interior. Uma verdadeira raridade entre as grandes cidades brasileiras.

Com estas e tantas outras qualidades, não podemos deixar que atitudes políticas internas afetem o caminho de sucesso traçado pelos governantes nos últimos 30 anos, resultando na grandeza da nossa cidade. Queremos que Sorocaba eleve o seu patamar, que atraia investimentos, que gere empregos e movimente a economia regional para avançarmos ainda mais, tornando-se ainda mais essencial para o PIB de São Paulo e do Brasil.

Queremos uma cidade que transmita confiança, que reproduza manchetes positivas para a população brasileira, espelhando-se em projetos de sucesso das grandes cidades do mundo, a fim de resgatar a autoestima do sorocabano. Cada agente político precisa pensar grande, agir correspondentemente ao tamanho de Sorocaba, ao que ela representa economicamente para o Estado. É assim que cada um de nós procuramos fazer no dia a dia, em cada atitude, em cada palavra que pronunciamos, sempre pensando nos nossos maiores objetivos, naquilo que sonhamos.

Maria Lúcia Amary é deputada estadual.