Buscar no Cruzeiro

Buscar

A segurança pública e a ‘caridade cômoda e hipócrita’

24 de Fevereiro de 2019 às 00:01

José Crespo

Sorocaba recebeu, há poucos dias, a segunda melhor avaliação de qualidade de vida entre os dez maiores municípios do Estado de São Paulo. Com aproximadamente 670 mil habitantes, segundo o último censo do IBGE, a cidade recebeu a nota “Alto Grau de Satisfação” no estudo realizado pelo Instituto de Avaliação dos Serviços Públicos (Indsat) no que se refere ao bem-estar da população, ficando atrás apenas de Indaiatuba, na região de Campinas. E, entre os fatores que apontam a qualidade de vida de um município, Estado ou país, está a segurança pública. Importante destacar que a segurança pública é hoje uma das principais demandas da nossa sociedade. Por isso, auxiliar o Estado na segurança pública é papel fundamental do município. E é o que a nossa administração tem feito.

Propor e conduzir a política de segurança da cidade de Sorocaba é um dos desafios do nosso governo, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil (Sesdec), composta por equipes de Fiscalização, Guarda Civil Municipal e Defesa Civil. O trabalho destes profissionais visa contribuir com as forças existentes, promovendo uma cooperação entre as instâncias federal e estadual, na otimização das ações de proteção do patrimônio público, bem como dos cidadãos. Com esta missão, as ações integradas cresceram significativamente com relação ao mesmo período do ano passado.

Ao longo de 2018, foram 283 trabalhos integrados, contra 88 em 2017. As ações são realizadas em parcerias com as polícias Militar, Ambiental e Civil, além da Cetesb, bombeiros e, principalmente, em conjunto com outras secretarias. Entre as operações, a “Olho Vivo” e a “Saturação”, que combatem os crimes de roubo e furto de veículos, foram as mais recorrentes. Realizadas em parceria com a Polícia Militar, totalizaram 253 ações. Já com a Polícia Civil, outras 30. A união das forças policiais também tem como foco o combate à perturbação de sossego. As operações realizadas nas noites e madrugadas, em locais onde há aglomeração de pessoas, ocorrem frequentemente para garantir a segurança dos moderadores em especial na zona norte da cidade.

A Guarda Civil Municipal também realizou outras importantes ações contra o crime em 2018, com a apreensão de 72.384 porções de maconha, 35.709 de crack e outras 66.389 de cocaína. Neste ano, criamos a Secretaria de Políticas sobre Drogas, Resgate Social do Morador de Rua e Direitos das Pessoas com Deficiência e Idosos (Sepod). No que se refere à apreensão de produtos comercializados ilegalmente somente em gênero alimentício foram 695,3 quilos, 10.668 maços de cigarros, além de 26.557 objetos diversos. Nossa Guarda foi responsável por localizar, em 2018, 62 veículos produtos de roubos ou furtos em nossa cidade ou em outros municípios. Um total de 475 pessoas foram presas em flagrante pela nossa corporação por praticarem algum tipo de crime.

Sorocaba, como sede da Região Metropolitana (RMS), se destaca por ser uma das principais cidades no que se refere ao potencial de consumo, recebendo pessoas vindas de diversos municípios do Estado, sendo que somente pela região central circulam diariamente mais de 90 mil pessoas. Por isso, temos intensificado as ações de segurança nessa localidade, inclusive com a implantação de uma base fixa da Guarda Municipal, feita no dia 15 de janeiro. Num primeiro momento, criou-se uma polêmica desnecessária em torno do assunto, sobretudo, por parte de pessoas ligadas à oposição, sob a alegação de que poderia descaracterizar a fachada da Catedral Metropolitana. Porém, a Justiça negou, inclusive, uma liminar em ação impetrada por um morador na tentativa de suspender a construção da base. Importante frisar que o Condephaat já se manifestou que a guarita não está no perímetro de proteção do mosteiro de São Bento e, portanto, não há objeção por parte desse importante órgão ligado à proteção do patrimônio histórico.

Desde então, a base vem garantindo mais segurança aos moradores, lojistas e consumidores. Para se ter uma ideia, desde a implantação dessa base foram realizadas 415 ações da Guarda Municipal naquela região. Exemplo aconteceu no dia 31 de janeiro, quando integrantes da Guarda, que atuavam na base, detiveram um homem, de 50 anos de idade, que era procurado pela Justiça. O indivíduo estava foragido da Penitenciária de Iperó havia três dias e possuía várias passagens policiais. E, por falar em pessoas em situação de rua, nosso governo tem trabalho de forma intensa no sentido promover políticas públicas voltadas a essa população, por meio da Secretaria de Igualdade e Assistência Social (Sias). Criada no início de março do ano passado, a Operação Dignidade é outra importante ação, pois tem como objetivo de abordar, identificar, orientar e encaminhar as pessoas em situação de rua que vivem hoje em Sorocaba. Durante a abordagem, são ofertados serviços de acolhimento na Casa Azul, ligada ao SOS, que mantém um convênio com a Sias para fornecer cursos gratuitos de plantio de semente, serigrafia, oficinas de costura, entre outras atividades, com o objetivo da sua ressocialização. A Casa Azul fechou 2018 com 5.359 atendimentos especializados às pessoas em situação de rua.

Como demonstrado, nosso governo tem intensificado o projeto de ressocialização desses indivíduos, mas para isso contamos com a ajuda da população. Pedimos, como sempre, para que evitem dar esmolas e que evitem comprar produtos em semáforos e cruzamentos. Da mesma forma combatemos que organizações sociais e religiosas continuam distribuindo alimentos em ruas, praças e outros locais públicos abertos, pois agindo assim estão estimulando que essas pessoas permaneçam nas ruas. É o que pode se denominar de “caridade cômoda e hipócrita”. A rede assistencial existe para dar solução a esse problema. Somente desta forma conseguiremos amenizar o número de pessoas em situação de rua no município.

José Crespo é prefeito de Sorocaba