Buscar no Cruzeiro

Buscar

Não pague um preço alto pelas férias de verão

16 de Janeiro de 2019 às 12:52

No verão, é preciso tomar alguns cuidados com sol e também nas praias. Crédito da foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil

Por Mário Cândido de Oliveira Gomes

Durante o verão o sol é forte e pede praia, brisa, coqueiros, gelados, enfim, tudo que pode amenizar o calor desta estação. Porém, o sol agride a pele, a perda de suor exige hidratação e as doenças se multiplicam na beira do mar, como as queimaduras, cãibras, intoxicações alimentares, infecções respiratórias, hepatites, cólera, etc. Por isso, o preço das férias de verão pode ser alto. Para diminuir ou evitar a aquisição dessas enfermidades é preciso:

1 - Ingerir grandes quantidades de líquidos, pois o suor é intenso e pode causar desidratação. Mas nada de bebidas alcoólicas.

2 - Proteger a pele dos raios infravermelhos e ultravioletas com filtros solares de proteção mínima 15; o uso de guarda-sol nas praias, chapéus, camisetas, etc, principalmente para as crianças, é uma necessidade para evitar insolação, intermação, queimaduras, etc. Os filtros solares podem ocasionar coceira e alergia (urticárias, etc. Na dúvida, não use. No caso de queimaduras, aplicar cremes hidratantes, sem necessidade de pintar o local com picratos, óleos, pastas, etc. Também evitar o sol das 11h às 16h, pois contém maior quantidade de raios infravermelhos. Para bronzear a pele o ideal é o sol até às 10h ou após às 16h, quando predominam os raios ultravioletas.

3 - No verão, fazer uma alimentação leve, geralmente à base de frutas, verduras e legumes, evitando comidas pesadas ou frituras em geral. Um aviso importante: não compre comida na praia, como pastel, coxinha, camarão ou petiscos em geral, pois a procedência é duvidosa. No caso de intoxicação alimentar (estafilococo, salmonela, etc), use somente hidratação com soro caseiro ou comercial e nunca tome antibióticos. Mas, na febre persistente, o exame médico é fundamental.

Da mesma forma, evite a ingestão de sorvetes artesanais ou caseiros, pois o leite pode estar contaminado com bactérias (salmonela, shiguela. etc). Lembre-se que 90% das diarréias de verão, principalmente em crianças, são causadas por vírus (rotavírus), que apresentam cura espontânea. Não tome bebida diretamente da latinha, uma vez que pode estar contaminada com urina de rato dos depósitos, causando leptospirose, etc. Em local de cólera (nordeste), procure não comer frutos do mar e derivados (ostras, mexilhões, etc).

4 - Cuidado com o banho de mar em praias consideradas impróprias ou poluídas (quase todas do litoral do Estado de São Paulo). Nestas praias existe a possibilidade de aquisição das hepatites ( A, B, C e G), com o aparecimento de icterícia no retorno do litoral. Respeite a sinalização das praias em relação ao perigo das marés, pois o afogamento é uma constante no litoral. Ainda, não tomar banho de mar após a comida ou bebida exagerada, existindo o risco de indigestão e afogamento.

5 - Nesta estação, as gripes e resfriados são frequentes (gelados, ar condicionado, ventiladores, etc). O melhor tratamento é cama, comida e roupa lavada, isto é, sintomáticos. Nada de antibiótico, mesmo nos casos de febre alta. Na suspeita de infecção pulmonar (bronquite, pneumonia, etc), procure um médico. O uso de vitamina C é discutível na prevenção.

6 - O contato direto da pele com a areia da praia pode facilitar a aquisição do bicho geográfico (dermatite serpiginosa), causada por vermes do cão e do gato. Por isso, não leve animais de estimação para a praia, pois as fezes contêm larvas e parasitas. O ideal é proteger a pele do contato da areia com esteira e toalhas.

7 - As pessoas que frequentam piscinas ou saunas precisam se proteger contra as micoses (tinha, frieira, impinge, etc), que são adquiridas por meio da água contaminada. Os clubes devem exigir dos sócios, sem qualquer constrangimento, o hábito sadio do exame médico. O atestado protege o sócio e sua família de futuros aborrecimentos.

Com estas dicas ou conselhos, os usuários de praias e piscinas certamente serão beneficiados, pois a manutenção da saúde é fundamental nesta estação do ano. O verão é a estação da alegria, do repouso, do combate ao estresse, enfim, é o mês escolhido pela família para reciclar o corpo e temperar o espírito para mais um ano de lutas. Mas, exige cuidado.

Artigo extraído do livro Doenças - Conhecer para prevenir (Ottoni Editora), de autoria do médico Mário Cândido de Oliveira Gomes, falecido aos 77 anos, no dia 6 de junho de 2013.

Galeria

Confira a galeria de fotos