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Dom Julio Endi Akamine

História do pecado

14 de Fevereiro de 2025 às 21:30
Cruzeiro do Sul [email protected]
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. (Crédito: FREEPIX)

O relato bíblico do pecado original e suas consequências (Gn 3,9-24) tem a forma de um relato passado, mas o seu conteúdo descreve os acontecimentos de todos os tempos. A história horizontal é a forma, mas o conteúdo constitui a história vertical. Meditando o relato das origens constatamos uma descrição profunda da atualidade.

Depois de terem comido do fruto proibido, Adão e Eva se esconderam de Deus (3,8). Questionados, o homem e a mulher apresentam desculpas esfarrapadas e jogam a culpa em outro. O homem acusa a mulher e Deus: “A mulher que puseste a meu lado, ela me deu do fruto da árvore, e eu comi” (3,12).

A mulher, por sua vez, responde: “A serpente me enganou, e eu comi” (3,12). Ela fala a verdade: a serpente a enganou. Ao mesmo tempo, porém, reconhece que o ato foi consciente, livre e por isso responsável: “eu comi”. O homem culpa a mulher e Deus. A mulher põe a culpa na serpente. Sempre é o outro o culpado, mesmo que a responsabilidade pessoal seja evidente. Esse comportamento reflete bem o que nós também fazemos quando somos surpreendidos no pecado: arranjamos desculpas e jogamos a culpa nos outros e em Deus!

Uma vez que se trata de ato responsável, a punição se realiza não como uma sanção extrínseca, mas como consequência do próprio ato. Sempre imaginamos o castigo de Deus como uma sanção externa e nos revoltamos com uma punição que nos parece injusta. Se, porém, formos menos cegos, teremos que reconhecer que o castigo, na realidade, é a consequência das nossas escolhas: se eu abuso da saúde na juventude, certamente me condenarei a uma velhice precoce e infeliz; se não administro com responsabilidade meu dinheiro, terei como resultado minha falência financeira; se não estudo para a prova, não poderei superá-la.

Quais são as consequências do pecado, segundo o relato do Gênesis? A consequência mais grave é a ruptura: ruptura entre o homem e a terra, entre a mulher e o homem, entre o ser humano e Deus.

A terra que foi criada para ser produtiva e fecunda, porém, produzirá para o homem espinhos e cardos. O trabalho do homem será marcado pelo esforço com pouco resultado: “No suor do teu rosto comerás o pão” (3,19). O homem, que foi tirado do pó da terra e se reconhece ligado à terra, experimentará essa ligação não como uma pertença harmoniosa e feliz, mas como antecipação da morte: “porque tu és pó, e ao pó hás de voltar” (3,19). Deus toma o cuidado de não amaldiçoar o homem: a terra é amaldiçoada por causa do homem (3,17). Na verdade, não é Deus que amaldiçoa diretamente, mas a terra se torna amaldiçoada por causa do homem.

A ruptura se estende à mulher em duas formas. Primeiramente em relação ao que lhe é próprio: “Multiplicarei os sofrimentos de tua gravidez. Entre dores darás à luz os filhos” (3,16). Ela perdeu a harmonia com aquilo que é próprio de sua natureza feminina: a capacidade de gerar filhos.

Além disso ocorre a ruptura entre mulher e homem: “a teu marido irá o teu desejo, e ele te dominará” (3,16). É próprio da dinâmica erótica que sejamos atraídos pelo sexo oposto. Essa atração deveria nos abrir ao encontro pessoal e à comunhão de vida, o pecado, porém, perverte a atração erótica em dominação, violência e medo do sexo oposto.

Mesmo que o homem e a mulher tenham pecado e, por isso, punidos, Deus não os abandona. Sinal da providência e do amor de Deus consiste no fato de Deus ter feito para Adão e Eva túnicas de pele e os ter vestido (3,21). É um gesto pequeno de grande delicadeza.

O maior gesto de amor por parte de Deus, porém, está na promessa: “Porei inimizade entre ti (a serpente) e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar” (3,15). Já desde o início, Deus decretou a reparação da ruína provocada pelo pecado. Assim no próprio relato do pecado está presente o sinal da misericórdia divina. É o que a tradição chamou de protoevangelho.

Dom Julio Endi Akamine é arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Sorocaba