Buscar no Cruzeiro

Buscar

Angelo Fanti

Diversidade e inclusão na performance organizacional

14 de Maio de 2024 às 21:53
Cruzeiro do Sul [email protected]
.
. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

A diversidade e a inclusão tornaram-se temas essenciais nas discussões sobre liderança e gestão de pessoas. À medida que as empresas buscam se adaptar a um ambiente de negócios cada vez mais globalizado e diversificado, a capacidade de valorizar a diversidade torna-se fundamental. Dentro desse contexto, os líderes desempenham um papel fundamental na promoção de ambientes de trabalho onde a diversidade de perspectivas e experiências é valorizada e respeitada.

Um estudo recente da McKinsey & Company descobriu que empresas com maior diversidade étnica e racial em suas equipes de liderança tendem a ter um desempenho financeiro significativamente melhor do que aquelas com menos diversidade. Os líderes desempenham um papel fundamental na criação de um ambiente inclusivo onde todos os membros da equipe se sintam valorizados e respeitados. Uma pesquisa da Deloitte de 2022 revelou que empresas com líderes inclusivos têm uma probabilidade 2,3 vezes maior de serem líderes de mercado e 1,7 vez mais propensas a terem uma cultura de inovação sustentável.

Diversidade na prática - No contexto empresarial brasileiro, a temática da diversidade tem ganhado cada vez mais destaque e atenção. O estudo “Panorama das Estratégias de Diversidade no Brasil 2022 e tendências para 2023”, feito pela Blend Edu, startup especializada no tema, conversou com 117 empresas brasileiras e mostrou que 81% têm um orçamento dedicado apenas a ações de diversidade e inclusão.

Nesse contexto, podemos ver um retorno significativo para as empresas que adotam a diversidade na prática. Uma pesquisa feita pelo Instituto Identidades do Brasil (IDBR) aponta que para cada 10% de aumento na diversidade étnico-racial, acontece um salto de quase 4% na produtividade das empresas. Além disso, para cada 10% de elevação da diversidade de gênero, verificou-se o acréscimo de aproximadamente 5% na produtividade dessas organizações.

Em um mundo cada vez mais diversificado e interconectado, a liderança inclusiva é essencial para o sucesso de qualquer organização. Ao valorizar a diversidade de perspectivas e experiências, os líderes podem promover a criatividade, a colaboração e a inovação dentro de suas equipes, impulsionando assim a performance organizacional e o crescimento sustentável.

Angelo Fanti é diretor de RH da Sorocaba Refrescos