Vanderlei Testa
Natal: tradição, amor e amizade
Então, já é tempo de montar a Árvore de Natal e colocar os enfeites coloridos
![](https://www.jornalcruzeiro.com.br/_midias/jpg/2023/11/06/natal_tradicao__amor_e_amizade-1225570.jpg)
De hoje (7 de novembro) até 25 de dezembro faltam 48 dias para o Natal. Mais que uma data comemorativa, o Natal tem um significado especial pelo que representa. A celebração do nascimento do Menino Jesus para os cristãos é repleta de simbolismos. Foi São Francisco de Assis que criou o presépio. Essa representação do Natal, do frei protetor dos animais, deu a esse momento -- com burrinho, ovelhinhas, galo e bois -- a simplicidade do local onde Jesus nasceu. “Jesus não nasceu em palácios, nem em lugares luxuosos, mas sim no meio dos animais”, disse-me o sábio primo Giuseppe Buriola, que deixou o sacerdócio há anos, mas permanece fiel à sua vocação.
Tradição, amor e amizade são as três palavras-chave que vêm ao coração das pessoas neste tempo que se aproxima, no qual nos lembramos, também, dos três reis magos que levaram presentes (ouro, incenso e mirra) até a manjedoura do nascimento. Assim, centenas de milhões de seres humanos, no mundo, que acreditam ou não no Natal, são tocados pela fraternidade universal da data e repetem o gesto.
Nesta época do ano, o tema Natal toma conta dos filmes e programas que são exibidos nos canais de TV, abertos ou pagos. Os shoppings são decorados, ruas e cidades iluminadas com luzes coloridas e as encantadoras Árvores de Natal passam a enfeitar as salas das casas. Para completar o clima, velhinhos de barbas e cabelos brancos se vestem de vermelho para seguir o estilo original do Papai Noel da Lapônia.
Também não podem faltar as tradicionais “cartinhas” escritas pelas crianças carentes, com pedidos de presentes, encaminhadas aos Correios. Além disso, tem das festinhas promovidas pelas associações filantrópicas e entidades de serviços sociais, que arrecadam alimentos para distribuir às famílias necessitadas.
O Natal, inclusive, desperta solidariedade entre os sorocabanos, na campanha “Dia Nacional de Coleta de Alimentos”. No próximo dia 11 de novembro, das 9h às 19h, as equipes de voluntários estarão a postos, nos supermercados parceiros dos organizadores, que autorizaram a coleta junto aos seus clientes. Na lista dos produtos constam: arroz, feijão, macarrão, óleo, farinha, molho de tomate, milho, trigo, ervilha, sardinha e outros.
Segundo José Antônio Colombo, coordenador da campanha na cidade há 17 anos, no próximo sábado (11), a população poderá doar no Coop-Árvore Grande (rua Padre Madureira, 255) e Itavuvu (avenida Itavuvu, 3.799) e Supermercado Barbosa-Itavuvu (avenida Itavuvu 4.442). Todos os alimentos arrecadados serão doados, posteriormente, às instituições de caridade cadastradas no Banco de Alimentos de Sorocaba.
Natal também me faz voltar no tempo. Lembrar-me dos cartões escritos com mensagens pessoais dos parentes e levados em envelopes selados às agências de Correios. Uma tradição substituída pelos canais eletrônicos e a rapidez do WhatsApp, que remete em segundos os cartões digitais. Confesso que era muito bom comprar esses cartões e passar horas escrevendo mensagens aos parentes e amigos. O simbolismo do cartão de Natal é como se fosse um abraço apertado às pessoas que amamos e que estão distantes de nossa convivência.
Fernanda Brizzotti e Luciano Galeti de Moraes têm uma filha, a Catarina. Ela, com 6 anos, é para os pais o maior presente de suas vidas. Na sua escolinha, em Campinas, Catarina prepara um cartão de Natal com mensagens aos papais e vovôs.
Natal é um tempo divino e insubstituível, pois Jesus é único em seus ensinamentos e missão pela qual viveu, ao ser morto e ressuscitado, para a salvação da humanidade. Uma verdade de fé incontestável pela presença viva na Eucaristia.
Então, já é tempo de montar a Árvore de Natal e colocar os enfeites coloridos. A casa e os locais onde elas estão presentes, nesta época tão especial, torna o ambiente mais humano, mais acolhedor. Assim, se houver um presépio (por menor que seja), o espírito cristão estará presente, com a liturgia do Natal, que celebra, na manjedoura, aquele que nasceu por amor e salvação da humanidade.
O nosso cartão de Natal deste ano, através deste artigo, vai para o amigo Eric Moreno, que ganhou um coração novo, no dia 26 de outubro, em transplante realizado no Incor, em São Paulo.
Vanderlei Testa é ([email protected]) jornalista e publicitário; escreve às terças-feiras no jornal Cruzeiro do Sul