Rafael Cervone e Erly Domingues de Syllos
O protagonismo da indústria na economia da região de Sorocaba
As ações do Ciesp Sorocaba contribuem para o desenvolvimento da indústria
O Ciesp Sorocaba, com jurisdição na cidade e em mais 47 municípios, comemorou seu aniversário de 73 anos no sábado (1º) como um dos protagonistas dos resultados positivos conquistados pela economia local. Juntamente com outras entidades de classe e em parceria com instituições de ensino e o poder público, tem contribuído de maneira significativa para o advento de um ambiente de negócios favorável e um ciclo virtuoso do nível de atividade.
Dentre as 16 regiões administrativas paulistas, o PIB da de Sorocaba, com incremento de 4,4%, teve o quarto maior crescimento em 2022, inclusive acima do estadual, cuja expansão foi de 2,8%. Os fatores que propiciaram esse desempenho foram os seguintes: Plano Diretor adequado e com políticas públicas de atração de novos investimentos; recursos humanos qualificados, com destaque para parcerias com o Sesi-SP, Senai-SP, Fatec e outras universidades; o Parque Tecnológico e o Centro de Excelência em Tecnologia 4.0 inaugurado no município. Na criação de ambos, a Diretoria Regional do Ciesp teve participação ativa.
Todos esses avanços refletem-se nos resultados da geração de empregos e comércio internacional. A região é a sétima maior exportadora do Estado de São Paulo. Suas vendas externas registraram US$ 1,05 bilhão no primeiro quadrimestre de 2023, com aumento de 11,8% na comparação interanual, conforme demonstra relatório da Fiesp/Ciesp.
A Diretoria de Sorocaba também está fazendo um trabalho de desenvolvimento regional. Promove encontros com empresários para apresentar iniciativas referentes ao fortalecimento e modernização das indústrias. É o caso, por exemplo, da Jornada de Transformação Digital das duas entidades, que propicia aumento de produtividade de até 40%, e a Trilha do Sesi, de competências comportamentais, meio ambiente, comunicação, bem-estar e educação financeira, dentre outros temas. Este ano, já se realizaram reuniões em Votorantim e Itapetininga. As próximas serão em Tatuí e Porto Feliz.
As ações do Ciesp Sorocaba contribuem para o desenvolvimento da indústria, que tem papel importante na qualidade da vida da população superior a 2,12 milhões de habitantes dos 48 municípios sob sua jurisdição. De acordo com a última Relação Anual de Informações Sociais (Rais), há 3.450 empresas do setor na região, com destaque para fabricação de produtos de metal, alimentícios, manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos. Esse parque fabril é o maior empregador local, sendo responsável por 23,5% dos postos de trabalho formais.
Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a indústria de transformação representada pelo Ciesp de Sorocaba emprega 123.732 pessoas (abril de 2023). No primeiro quadrimestre, acumulou a admissão de 1.847 trabalhadores. No encerramento de 2022, registrou-se superávit de 4.714 contratações. Foi o terceiro ano consecutivo de resultados positivos.
Os números evidenciam a relevância da indústria para o crescimento sustentado, inclusão socioeconômica e bem-estar social. Por isso, como se verifica na Regional de Sorocaba, o Ciesp, ao lado de outras entidades de classe paulistas e brasileiras, tem realizado esforços e defendido uma eficaz política de Estado para o setor. Temos convicção de que o chão de fábrica pode ser o motor de um novo e robusto ciclo de desenvolvimento nacional.
Rafael Cervone é presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp)
Erly Domingues de Syllos é diretor-titular do Ciesp Sorocaba