Buscar no Cruzeiro

Buscar

Flávia Laiz Dias

Uma visão ampla da Odontologia com temas que movimentam a Saúde Bucal na atualidade

Estamos entre os países com maior número de cirurgiões dentistas do mundo, mas ainda existe um número significativo de brasileiros sem acesso à assistência odontológica básica

14 de Junho de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
placeholder
placeholder

 

Em algum momento da infância ou adolescência decidimos trabalhar na área da Saúde Bucal. Na época a maioria de nós, provavelmente, acha que está apenas escolhendo uma profissão. No entanto, hoje, sabemos que uma vida dedicada à Odontologia tem um significado muito mais profundo, de entrega e empenho pela promoção da saúde e do bem-estar da população, ou seja, no momento em que abraçamos a Odontologia, recebemos junto a missão de usá-la para atender o maior número de pessoas possível, não somente devolvendo saúde bucal e sim enxergando o indivíduo como um todo, na certeza de que a saúde bucal tem grande repercussão para a manutenção da saúde geral.

Em se tratando de um país como o Brasil, de gigantescas proporções geográficas e abissais diferenças sociais, isso significa um enorme desafio. Em cada pedacinho do país, somos um Brasil diferente em sotaques, motivações, ideais e sorrisos. Estamos entre os países com maior número de cirurgiões dentistas do mundo, mas ainda existe um número significativo de brasileiros sem acesso à assistência odontológica básica.

Sabemos que, na ausência de higiene bucal, fungos e bactérias podem se proliferar e acabar atingindo outros órgãos e suas funções, provocando sérias doenças. Em 2017, a Organização Mundial de Saúde (OMS) apresentou que cerca de 3,5 bilhões de pessoas no mundo têm sido afetadas por doenças bucais. Hoje, sabemos que a inclusão de ações simples de higienização bucal correta e alimentação saudável são fundamentais para se manter uma boa saúde bucal, principalmente com relação às doenças mais prevalentes, que são a cárie dental, uma doença açúcar-dependente e as doenças periodontais, que atingem os tecidos de suporte do dente, como a gengiva e cujo primeiro sinal de alerta é o sangramento gengival.

Daí a importância de levar conhecimento à população, responsabilizando cada pessoa por seu sorriso e sua saúde bucal, para que ela entenda a necessidade:

- da higiene bucal seguir uma técnica com determinado dentifrício de acordo com as necessidades individuais, além do uso do fio dental para prevenção da doença periodontal, mal hálito e abrasão dental;

- de uma alimentação saudável para prevenção da cárie dentária, da erosão dentária e do câncer bucal;

- de se orientar a gestante, afastando mitos e garantindo sua saúde bucal e a do futuro bebê, inclusive com orientações sobre o aleitamento materno e outros métodos que previnem os distúrbios de oclusão do bebê (dentes e ossos malposicionados);

- de orientar sobre hábitos parafuncionais, como bruxismo e apertamento, também prevenindo as abfrações, desgastes e fraturas dentais;

- de orientar como proceder diante de um trauma dental (queda);

- de não fumar e evitar o excesso de bebidas alcoólicas, de proteção dos lábios contra os raios solares, de não deixar dentes quebrados e/ou próteses mal adaptadas fatores importantes na prevenção do câncer bucal, além do imprescindível auto-exame da boca e visitas regulares ao dentista.

O câncer de boca é uma doença de grande magnitude no Brasil, com variações regionais significativas, tanto na incidência, quanto na mortalidade, tendo melhor prognóstico quando diagnosticado e tratado em estágios iniciais. Por outro lado, se o diagnóstico for tardio, a maior parte dos pacientes têm sobrevida máxima de cinco anos, procedimentos complexos de ressecção da lesão, possível cirurgia plástica reconstrutora, radioterapia, quimioterapia, reabilitação protética e fonoaudiológica, deixando o paciente, muitas vezes com sequelas. Daí a necessidade de se elevar a consciência sanitária da população.

A Odontologia Brasileira é uma das mais respeitadas do mundo na atualidade. Entidades de classe, instituições de ensino e publicações científicas de renomados profissionais, cooperam para uma Odontologia de Excelência. Uma contribuição tão relevante, quanto histórica veio da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas de Sorocaba (APCD), a qual atualmente presido e que há 69 anos atua para fortalecer a Odontologia de Sorocaba e Região.

Flávia Laiz Dias é a Presidente da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas de Sorocaba (APCD) - Regional de Sorocaba, é especialista em Odontopediatria pela UNICAMP e em Saúde Pública pela UNAERP e pós-graduada em Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares pela Associação Brasileira dos Especialistas da Odontologia (ABEPO-SP).