Buscar no Cruzeiro

Buscar

Florence Rei

Antienvelhecimento X antiadoecimento

É o corpo quem tem capacidade de se auto curar

25 de Abril de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: Divulgação)

 

Envelhecer todos nós vamos! O ciclo da vida é assim, nascemos, crescemos, envelhecemos e morremos. Não dá para fugir do circuito, pois tudo que nasce um dia morre. Talvez a pergunta seja: como desejamos envelhecer ou morrer? Acredito que todos nós já pensamos na possibilidade de deixar este mundo com tranquilidade, em paz, sem sofrimento, ir dormir e lá permanecer nesse sono profundo! Não seria maravilhoso? Eu acredito que sim, e você?

Independente do que acreditamos ou desejamos para o momento é indiscutível o fato de que, hoje, a tecnologia, as descobertas científicas, o avanço do conhecimento na área da saúde, tudo veio para somar e melhorar os cuidados com o corpo e a manutenção da saúde. Muito embora o contrário também seja verdadeiro, ou seja, poluímos e exploramos o meio-ambiente, contaminamos as plantações e os lençóis de águas, criamos alimentos processados e pobres do ponto de vista nutricional, poluímos o ar atmosférico e sucessivamente. Assim, os cuidados com a saúde também precisam ser redobrados para mantermos a boa qualidade de vida.

Não gosto do termo “antienvelhecimento” ou “anti-aging”, pois a expressão me remete a algo contrário ao que é natural e inevitável. A palavra parece querer iludir, soa quase como propaganda enganosa. Acredito mesmo que o termo nasceu com um estigma pejorativo, quando se refere a tratamentos de saúde. Não falo sobre cremes e produtos “anti-aging” que oferecem um possível retardamento do processo natural de envelhecimento ou tão pouco sobre tratamentos com esteroides anabolizantes, criticados e repudiados por uma parcela da classe médica. Não é isso! Sabemos muito bem que, para termos sucesso na trajetória de nos mantermos jovens, além dos produtos de beleza, muitas vezes com promessas irresistíveis, também precisaremos dedicação e atenção especial aos demais aspectos do envelhecimento. Sim, pois não dá para envelhecer lindo e maravilhoso usando cremes antienvelhecimento e sentados em frente a uma televisão, comendo McDonalds e uma caixa de bis ou churrasco com cerveja! Pois é, não é assim que funciona! A indústria é poderosa, mas não faz milagres.

Assim, acredito e gosto mais do termo “antiadoecimento”. Talvez a palavra nem exista ou seja usada. Mas ela me atrai, pois acredito mais na premissa do “não adoecer” do que o “não envelhecer”. A questão é que, em algum nível, associamos envelhecer com adoecer. Mas não é verdade, muitos envelhecem sem adoecer e partem dessa existência simplesmente como uma velinha que se apaga. Vivem bem e com saúde por 90, 100, 120 anos.

Há três semanas assisti uma palestra como o professor e médium Divaldo Franco, que está com 95 anos. Fiquei chocada de ver aquele homem falar sem interromper ou perder o fio do raciocínio por mais de uma hora, sem parar... Inacreditável! Pensei -- “ele está possuído!” Sim, ele estava possuído por uma energia vital muito comum às crianças que saltam, brincam, correm no lugar de andar, conversam, dançam, jogam bola, enfim, certamente você já viu ou conviveu com uma assim. Quem já não ficou admirado de ver quanta energia as crianças têm? São incansavelmente adoráveis!

Então, é exatamente essa energia vital que desejo explorar. A questão é: de onde vem a energia que nos movimenta e impulsiona durante a vida? Por que, aos poucos, parecemos perder essa força interior? Será que é ela a responsável pela longevidade e saúde? É claro que podemos citar mil fatores externos, psicológicos, sociais ou emocionais que contribuem com mais ou menos vitalidade, mas, ainda assim, do ponto de vista bioquímico de onde vem a energia que precisamos para viver?

O assunto é longo, apaixonante e pode ajudar a todos, pois não importa em que ponto da trajetória da vida você esteja, esse é o momento certo de descobrir como envelhecer com graça e saudável ou como restaurar a saúde.

Médicos e estudiosos da medicina regenerativa, alternativa e, digamos, da medicina do antiadoecimento, como chamarei aqui, afirmam ser possível envelhecer com energia e saúde. Então, vejamos como!

Segundo o médico e escritor Frank Shallenberg, ter saúde, envelhecer ou adoecer são questões associadas à energia. De acordo com o médico, a melhor forma de ajudar os pacientes que estão em busca de saúde ou da cura para determinadas doenças é melhorar a produção de energia do corpo, pois assim fomos idealizados pelo Criador -- diz ele. É o corpo quem tem capacidade de se auto curar. Havendo energia disponível, este é capaz de interferir nos processos bioenergéticos e se auto curar. Então, o papel do médico é encontrar formas de facilitar e otimizar a produção de energia.

Mas por que a energia é tão importante, fundamental? De maneira simples e direta, a energia é imprescindível porque tudo que o corpo faz ou todos os sistemas biológicos, bioquímicos dependem do uso de energia. Conseguimos sobreviver sem alimento ou água durante algum tempo, mas se o corpo parar de produzir energia morremos em dois ou três minutos, tamanha a importância da energia na manutenção da vida e da saúde. Todos os órgãos precisam de energia para funcionar. Precisamos de energia para que os hormônios sejam produzidos, a digestão exige gasto de energia, os pensamentos são energia, os processos de eliminação e reparo do corpo envolvem gasto de energia, os sentidos e os processos reprodutivos também precisam de energia, enfim, não há um sistema ou órgão que escape ao uso da energia. O corpo depende 100% da produção de energia.

Então, o que é saúde? Muitos acreditam que saúde é a ausência de sintomas, ou seja, se eu me sinto bem sou saudável -- diz o médico. Fiz uma série de exames e todos estão normais. Portanto, meu médico disse que sou saudável. No entanto, segundo Shallenberg, saúde não é a ausência de algo “anormal” ou errado, mas sim a presença de algo importante -- energia. Somos tão saudáveis quanto a quantidade de energia que somos capazes de produzir. Dizemos, então, que a saúde é determinada pela produção de energia celular ótima. Toda reação bioquímica e fisiológica depende da produção de energia. Assim, esta é um biomarcador global para a saúde. No entanto, a diminuição da produção de energia celular ocorre muito antes do surgimento de qualquer doença.

Portanto, talvez você se sinta bem, mas isso não significa dizer que a produção de energia celular seja ótima, e é exatamente com essa produção ótima de energia que podemos prevenir doenças, maximizar a saúde e retardar o envelhecimento, é o antiadoecimento ao qual me referi!

Florence Rei, formada em Química pela Faculdade Oswaldo Cruz, graduada pela Faculdade de Medicina OSEC em Biologia e formada em Microscopia Eletrônica