Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vanderlei Testa

O testemunho de vida deixado por Fernando Soranz

13 de Março de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: ARQUIVO DE FAMÍLIA / ARTE: VT)

 

“Sem palavras para descrever tanto carinho que recebemos dos amigos. Sentimento de gratidão e orgulho por ter um pai tão querido, família tão unida e forte. Amigos, muitos amigos queridos, que, de alguma forma, guardam um pouquinho de tudo de bom que o nosso pai propagou. Vai com Deus”, afirmou o filho Renato Soranz. Os setenta e dois botões de rosa colocados sobre o corpo do saudoso Fernando Soranz representavam a sua idade, 72 anos. As fotos de seus netos e do pai Romeu Soranz também foram juntas no caixão com o perfume das flores que aromatizou a sala do seu velório. Eram muitas coroas enviadas por amigos com palavras de saudade. Teve homenagens de Marília, Catanduva, São Paulo, Sorocaba, Sesc, Senac, Fecomércio, Associação Comercial e dos funcionários da Jucesp e do Sindicato do Comércio Varejista de Sorocaba, onde o Fernando Soranz era o presidente.

O amor existente na família Soranz, gerado em 48 anos de matrimônio de Maria do Carmo e Fernando, também foi um perfume único e produzido com a essência do carinho entre os pais e os filhos Renato, Juliana e Sabrina. No sussurro das filhas e mãe Maria do Carmo, em prece interior de despedida nos últimos minutos de sua partida na UTI do hospital, emanou a paz e a tranquilidade que só a presença de Deus proporciona. O guerreiro Fernando seguiu com as bênçãos da família e do sacerdote que estava presente, transmitindo a certeza da ressurreição ao reino prometido por Jesus -- “Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito”.

Nos últimos 15 anos eu tive uma convivência intensa com o Fernando. Nossas conversas faziam os ponteiros do relógio circular horas até que se encerrassem os assuntos das nossas prosas. Fernando gostava de falar dos seus aviões de aeromodelismo, dos motores revisados e peças que ele mesmo produzia no seu torno mecânico em sua casa. Era um hobby complementado com anos de sua frequência no Aero Clube de Sorocaba.

Quando a conversa tinha como foco os seus dois netos e uma neta, então os olhos do Fernando brilhavam mais que o sol no ambiente em que estávamos. Ele tem um neto que mora nos Estados Unidos: o Troy, filho da Juliana. O arquivo de fotos e vídeos no celular estava cheio de imagens que fazia questão de mostrar e se orgulhar das aventuras dos netos. Com o neto João e a neta Catarina, de Sorocaba, a empolgação continuava. O avô corujão se derretia todo e elogiava a educação dos netos e neta.

“Pai, agradecemos a força que você sempre nos transmitiu para que pudéssemos cumprir a tarefa mais difícil de nossas vidas. Pai, você se foi, sabendo que deu o melhor e, com o que considerava mais importante na vida: a família a seu lado. Os seus valores e sua memória serão honrados e transmitidos aos seus netos”, disse a filha Juliana Soranz.

Um de seus sonhos era ter uma casa na chácara. Queria descansar nos finais de semana e estar com a família reunida nesse aconchegante cantinho da natureza de Araçoiaba da Serra. A obra foi concretizada. Não deu tempo de o Fernando estar lá na festa surpresa que estava preparando aos seus amigos e colaboradores.

O Fernando Soranz era presidente da entidade que representa 10 mil comércios varejistas de Sorocaba. Fernando vibrava ao relatar as suas constantes negociações coletivas e a responsabilidade que assumia com integridade e ética. A coesão de trabalho da sua equipe poderia ser notada por qualquer pessoa que visse o Fernando conversando com todas as hierarquias do Sincomércio ou Jucesp. Um líder nato que sabia delegar e obter resultados com a fidelidade das pessoas. Fato constatado em lágrimas dos funcionários na sua despedida.

O entardecer do sábado, 4 de março de 2023, deixou o sentimento de saudade no coração de todos os amigos e familiares do Fernando Soranz. No dia 7 de março foi celebrada em sua intenção, missa na paróquia Nª. S. ª. Auxiliadora. A presença dos amigos foi um testemunho da sua amizade. Osvaldo de Oliveira Lemos, vice-presidente do Sincomércio que assumiu a função de presidente após o falecimento do Fernando Soranz, disse que o carinho dos colaboradores é uma manifestação da liderança do Fernando. “Aprendi muito com a amizade e o companheirismo deixados como legados de integridade e sabedoria do Fernando Soranz”, disse Osvaldo.

Esse foi Fernando Soranz, o menino que estudou no Instituto Santa Escolástica a partir dos sete anos de idade, cresceu em uma família de panificadores, produzindo os melhores sonhos de Sorocaba, e partiu com o seu maior sonho de vida, o de ter combatido o bom combate como um pai de família exemplar.

Vanderlei Testa ([email protected]), jornalista e publicitário, escreve às terças-feiras no jornal Cruzeiro do Sul