Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vanderlei Testa

Pedro Gabriel, colecionador nº 1 do RankBrasil, vive em Sorocaba

06 de Dezembro de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: VANDERLEI TESTA / ARTE: VT)

O encanto de gerações desde 1974, um brinquedo chamado Playmobil, virou até filme de longa-metragem. O brinquedo é de origem alemã. O criador foi Hans Beck, em 1974. Começou a ser comercializado mundialmente em 1975. Esses bonequinhos, bombeiros, homenzinhos e personagens femininas, com as partes móveis e coloridas, empolgam crianças e adultos. Normalmente, os bonecos têm 7,5 centímetros de altura, mãos e pés que se movem quando são ajeitados pela pessoa que monta as suas histórias.

A descoberta da maior coleção de brinquedos Playmobil do Brasil, com uma família de Brotas que reside em Sorocaba, há 23 anos, mereceu destaque na edição do suplemento Cruzeirinho em 2017 e entrou para a história cultural da cidade. O espaço de 120 metros quadrados preparado na casa do Pedro Gabriel para receber os mais de 15 mil bonecos da coleção fascina o olhar de qualquer criança ou adulto. Quem tem ou teve a oportunidade de brincar com um dos brinquedos Playmobil, como faz o Pedro Gabriel Paschoalotti, se emociona com as montagens da sua coleção. Ele é cartorário em Sorocaba e recebeu o título no RankBrasil, em 2017, como o colecionador número um de Playmobil. Conversando com o Pedro sobre esse seu hobby, depois de visitar a imensa coleção na sua casa, entendemos como esses brinquedos foram impactantes na sua história. Em 2022 Pedro continua sendo o primeiro da lista do RankBrasil.

Em 1979, Pedro tinha quatro anos de idade e morava com os pais em Brotas. Ele se lembra do seu primeiro presente no aniversário quando um convidado entregou uma caixa com brinquedo. “Foi assim que ganhei o meu primeiro Playmobil”. A história da coleção de Playmobil na vida do Pedro só começou anos depois. Estudante do Grupo Escolar Dinah Lucia Balestero, Pedro Gabriel teve os seus primeiros anos de vida estudantil marcados na memória pelos ensinamentos que acompanharam a sua juventude e a fase adulta, após se formar em advocacia.

Hoje, os seus milhares de itens da coleção o levam a pensar que perdê-los seria como ter a ausência de um ente querido, cita o colecionador. A sua coleção tem acima de 70 categorias, fruto de uma história que remonta ao ano 2001. Esse capítulo da sua vida aconteceu há 21 anos, quando estava fazendo compras em uma loja de Sorocaba. Nas andanças pelos corredores da área do bazar, Pedro Gabriel observou nas prateleiras do setor de brinquedos, uma grande caixa da marca Estrela. Curioso, foi ler na embalagem empoeirada que o conteúdo era o Castelo Playmobil. Esse foi o ponto de partida para iniciar a imensa coleção de quinze mil personagens que há cinco anos o tornou destaque no RankBrasil, com o recorde homologado pela entidade que é responsável por recordes brasileiros.

Agora com conhecimento de toda a linha das dezenas de categorias e cenários do Playmobil, proporcionados por fases da evolução humana desde a pré-história, Pedro tem um mundo em suas prateleiras na sua casa, que passam por naves espaciais, veículos, carruagens, aviões, casas e os tradicionais personagens policiais, entre outras dezenas de criações. A aquisição dos modelos dos originais do Playmobil lançados e produzidos pelo grupo Brandstãtter, em Furth, Baviera, tem sede em Zindorf, onde Pedro faz as suas encomendas, através de um amigo que reside na Alemanha.
Mais que obter cada vez mais brinquedos para a sua coleção, a cumplicidade dos familiares, como a esposa Liliane e a filha Ana Laura, foram fundamentais nessa jornada de colecionador, inclusive motivando todos nas montagens. “É uma paixão sem limites estar apreciando todos os membros da família e amigos unidos nesse mundo de fantasia”. Valem a pena o esforço, a dedicação e os resultados obtidos até agora”, disse Pedro.

Recentemente a família do colecionador premiado com o maior número de brinquedos Playmobil do Brasil esteve nos parques da Disney, em Orlando, apreciando as maravilhas que levam todos os anos milhares de brasileiros a viverem o sonho de Walter Disney. “O mundo da fantasia traz alegria, energia e rejuvenesce o espírito das pessoas que deixam viver as suas lembranças lúdicas”, contou Pedro Gabriel. A humanidade precisa buscar nos prazeres da brincadeira, principalmente entre pais e filhos, e na família, incluindo avós e irmãos, um sentido de relaxamento e unidade. É assim que, cada vez mais, buscamos essa prática, que descobrimos e nos leva a desligar as telinhas de celular e televisão e dialogar em família em volta das histórias fascinantes dos brinquedos.

Vanderlei Testa ([email protected]) é jornalista e publicitário. Escreve às terças-feiras no jornal Cruzeiro do Sul