Buscar no Cruzeiro

Buscar

Nilton Silva Cezar Jr.

Você está preparado para a Black Friday?

Golpistas costumam utilizar de empresas famosas, principalmente, de grandes magazines e de serviços públicos para obter vantagem ilícita

19 de Novembro de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
placeholder
placeholder

 

Está se preparando para aproveitar as ofertas da Black Friday? Sim, adquirir produtos a preços promocionais e acessíveis, segundo anunciado na propaganda, se apresenta como oportunidade das melhores. Mas, ter cautela nesse momento também é fundamental. Lembramos que as operações realizadas nesse período que tanto atraem os consumidores são amparadas pela legislação. Assim, por exemplo e entre outras, as regras sobre possíveis vícios (defeitos) que os produtos tenham e demais intercorrências devem ser apontadas para eventual reclamação e proteção dos direitos de quem vai às compras.

Veja cinco dicas para não cair em golpes:

1ª -- Controle a ansiedade

Não ser ansioso nos momentos de compra é uma grande vantagem para não se arrepender depois. Antes de comprar qualquer produto ou serviço, pergunte se realmente é necessário e útil para você naquele momento. Já vi pessoas comprarem diárias de hotel praiano, por estarem baratas, mas acabaram não indo, pois, o período comprado era para o inverno. Além disso, não abra links de e-mails ou sites que ofertam produtos muito baratos, ou que você não conheça. Se o e-mail lhe chamou a sua atenção, verifique se o remetente é mesmo da empresa que está lhe contatando. Golpistas costumam utilizar de empresas famosas, principalmente, de grandes magazines e de serviços públicos para obter vantagem ilícita.

2ª -- Planeje

Verifique suas finanças, se de fato você tem ou terá o dinheiro para comprar o que já decidiu ser necessário e útil. E lembre-se: mesmo que a compra tenha sido feita de maneira parcelada, ela terá que ser paga!

3ª -- Pesquise

Depois que você já se decidiu pela compra do produto ou serviço, é hora de verificar se o preço é realmente vantajoso. É recomendável iniciar essa pesquisa com pelo menos dez dias de antecedência da Black Friday. Visite não só os sites que você mais confia, mas também, os sites de pesquisa de preço que podem indicar o histórico de preços dos últimos seis meses.

4ª -- Loja e site confiável

Há muitas ofertas de produtos e serviços, principalmente na internet. Antes de decidir onde comprar, faça uma pesquisa para saber se aquela loja física ou virtual, cumpre tudo aquilo que promete. Se o preço for muito baixo, logo desconfie. Desconfiar não é deixar de comprar, mas aumentar a sua atenção, verificando em primeiro lugar se o site é confiável. E como saber se um site é confiável? Não há como ter certeza, entretanto, há cuidados que devem ser tomados para aumentar a confiança, tais como, verificar se o domínio do site contém um cadeado do lado esquerdo da barra; verificar se o nome do site está correto (a troca de um “m”, por um “n”, pode fazer toda a diferença) e, como cuidado mais importante, checar nos sites de reclamações, como o reclameaqui, e consumidor.gov.

5ª -- Antivírus

Quase todo mundo se preocupa em instalar um antivírus no computador, mas poucas pessoas instalaram este dispositivo de segurança tão importante em seus smartphones. Se você não tem em seu celular, instale agora.

Se, infelizmente, você for vítima de golpe, guarde todos os documentos da compra e reclame no Procon da sua cidade, nos sites de reclamação (reclameaqui e consumidor.gov) e, se necessário, procure o advogado de sua confiança!

Nilton Silva Cezar Jr. é vice-presidente da Associação Comercial de Sorocaba e presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB/Sorocaba