Cultura
Macs exibe filmes grátis
Hoje (27) e sábado (29) tem cinema grátis no Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (Macs), com exibição do filme “Frida” e a animação “Viva: A vida é uma festa”. A biografia da talentosa artista mexicana será hoje, às 18h. O desenho animado que também tem o México como cenário vai ser exibido no sábado, às 10h30.
As sessões integram uma programação que é fruto de parceria entre o Macs o Museu da Imagem e do Som (MIS): o Ponto MIS é um programa de formação e difusão cultural do Estado de São Paulo. Os dois museus, juntos, oferecem também oficinas bimestrais e exposições com foco em difundir a cultura, em especial cinema e fotografia.
Denso, o filme ‘Frida‘ conta a história da arte e das dores de um dos nomes de maior impacto no século XX, a pintora mexicana Frida Kahlo, que após um sério acidente que quase lhe tirou a vida se tornou uma das mais respeitadas artistas do mundo. Já ‘Viva: A vida é uma festa‘, é da Pixar, e dialóga com o público infantil. A animação digital conta a história de Miguel, menino que sonha em se tornar um músico famoso, mas que precisa lidar com a desaprovação da família, isso durante o feriado do Dia dos Mortos, importante data de celebração para os mexicanos, tendo como mote o debate sobre as relações entre gerações familiares.
Ingressos
Com ingressos limitados, as atividades são gratuitas. Para assistir aos filmes, é necessário retirar ingresso 30 minutos antes do início da sessão. O Macs fica na avenida Afonso Vergueiro, 280, ao lado da Estação Ferroviária de Sorocaba.
Exposições
Além de filmes, o Macs oferece também mostras de artes plásticas e visuais. Até o inicio de dezembro está em cartaz a exposição “Ponto/Curva”, que propõe um diálogo entre peças do acervo do museu e obras de artistas que integram o grupo, tendo as formas geométricas como destaque.
E o designer e fotógrafo exposição João Cazzaniga tem série de imagens exposta, chamada “Memória/Sucata”, com registros feitos em vagões de trem abandonados na área da estrada de Ferro Sorocaba. Ambas exposições tem entrada gratuita. (Da Redação)