Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vanderlei Testa

As mães e o presente original dos filhos

O importante, no entanto, é a mãe receber o presente original do reconhecimento dos filhos com abraços, alegria e manifestação de amor a ela

03 de Maio de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: ÁLBUM DE FAMÍLIA E REDE SOCIAL / ARTE: VT)

Convido você a fazer um giro nesta temática do Dia das Mães e das origens dos nomes de marcas que têm mães envolvidas. Mais que etiquetas, as mães merecem o presente do amor dos filhos. Começo com um exemplo de uma mãe, Cleusa Maria, dona de uma das maiores redes de bolos do País e com quem tive o prazer de trabalhar. Milhares de pessoas consomem os deliciosos bolos da Sodiê. Parece nome inspirado em palavra francesa. Quem criou a identidade do negócio juntou o nome da filha da proprietária, Sofia, com o nome do seu filho Diego. Deu pra entender o resultado da So e o Die? Já a mais antiga loja de cosméticos de Sorocaba foi a junção do sobrenome do proprietário Paulo Toshiba com do nome da sua esposa, a mãe de três filhos e cabeleireira Maria Ikeda que tinha salão na loja. Virou Toshimar.

No próximo dia 8 de maio comemoramos o Dia das Mães. A segunda maior venda de presentes depois do Natal. Os filhos saem às compras e as marcas mais famosas levam a preferência popular. Compramos determinadas marcas no Dia das Mães, e às vezes, pagamos mais caro por um símbolo ou etiqueta para valorizar o mimo. O importante, no entanto, é a mãe receber o presente original do reconhecimento dos filhos com abraços, alegria e manifestação de amor a ela, que teve esse dom da maternidade dedicado aos filhos desde a sua gestação.

Juliana Brancalhão contou que a sua mãe, Nely Aparecida de Paula, 72 anos, é um exemplo de doação, superação e modelo a ser seguido. Marisa Venâncio, recordou da sua saudosa mãe, Maria Teodora de Souza ,como aquela que foi doadora de vida, a heroína que sabia acalentar na hora certa, corrigia com firmeza e depois manifestava com amor a sua maternidade. “Ela sempre foi uma mulher forte que me criou”. Jacira Martins disse que a sua mãe, Ana, foi e será um amor eterno. Evelin Barros afirmou que a sua mãe, Valéria Testa Barros, é tudo para ela. “Uma mãe e vó exemplar.” Thais Helena Neves destacou a sua mãe, Roseli Roz Neves, como modelo de resiliência, fortaleza, garra e vontade de viver. Thais e seus irmãos Rafael e André agradecem a Deus pela mãe maravilhosa. Soraya Pazzotto disse que a sua mãe, Doralice Gomes Pazzotto, é “o ar que respira e as batidas do seu coração”.

Helena Galvão Pinheiro é a mãe do Sílvio Klinguelfuss Júnior. À dona Helena, que marcou a sua vida com generosidade e amor, ele dedica as palavras: “Minha querida mãe e professora. Com certeza nossos filhos são joias raras que Deus concede por empréstimo aos nossos cuidados, porém, é no ventre materno que essa joia pela misericórdia Divina foi forjada. Quando minha mãe morreu, em 1991, fique órfão desse amor, perdi o coração onde eu depositava as minhas lágrimas, que afagava meus cabelos e meu rosto”.

Jussara Pinto de Souza disse que a sua mãe, Terezinha, hoje com 88 anos de idade, é a sua heroína e a mulher mais forte da sua vida. Lúcia Todesco relembra da sua mãe, Carmen Padilha Acosta, desde quando era criança protegendo-a a cada acontecimento em casa. Uma saudade que nunca se apaga do seu coração de filha. Simone Almeida Soares disse que a sua mãe, Eliana de Barros Castanho Nobrega de Almeida, 62 anos, é o seu exemplo de mulher e a sua melhor amiga. Sandra Franco Melo enfatiza que a sua mãe, Carmela, com 80 anos, é uma pessoa incrível. A sua confidente e a melhor amiga. Se precisar ela dá colo e com suas palavras anima a vencer qualquer dificuldade que apareça.

Eu gosto das camisas com a marca Dudalina. Fui conhecer a história dessa fábrica de Luiz Alves, Santa Catarina. Num pequeno quarto da casa, a primeira máquina de costuras nas mãos da mamãe, dona Lina, esposa do seu Duda, produzia camisas aos amigos e moradores da redondeza rural. E o pessoal comentava que as camisas do seu Duda e da Lina eram muito boas. Anos depois, com o esforço da mãe Lina, surgiu a tradicional camisaria Dudalina, que hoje é uma marca internacional.

José Roberto Almenara citou que a sua mãe é exemplo e educação em maternidade em sua história de vida. Cláudia Rogich agradece todos os dias pela mãe, Albina Bizan, em seus 78 anos de pura energia e amor à família. Rosalina Silva destacou a sua mãe, Ana Paula de Oliveira Silva, que “foi chamada ao paraíso com apenas 59 anos de idade”, citou com muita saudade dos anos em que estiveram juntas. Elza Bizan Zambianco é a querida mãe da Cidinha Zambianco, que enfatizou: “Ela foi uma fortaleza, corajosa e muito amorosa. É difícil aprender a viver sem ela, um grande exemplo para mim”. A Juliana Cristina Landi Pinto contou que a sua mãe, Marlene Duarte Landi, faleceu há 20 anos de esclerose múltipla. Mesmo doente, ela fundou a Associação de Esclerose, para poder ajudar outras pessoas com essa enfermidade. “Uma mãe guerreira que nos deixou com apenas 47 anos de idade”, disse Juliana. Neusa Sisuko diz que a sua mãe, Alice Minakawa Batista, 81 anos, é incrível com todos os seus nove filhos. Uma mulher tranquila, sensata e trabalhadora. Criou a todos os filhos com serviços na lavoura e até hoje pega na enxada e vai plantar frutas no quintal. Um exemplo de determinação. Luz Meniconi elogia a sua mãe, Ângela Sanches Police, como uma mulher amorosa e em eterna lembrança. Maria Cecilia Leite Massari disse que a sua mãe ficou viúva aos 27 anos e a criou e a ajudou a ser médica. “Uma santa mãe linda e guerreira”, destacou.

Feliz Dia das Mães! Valorize a sua mãe com um abraço e beijo e depois dê o presente. A minha mãe está no céu!

Vanderlei Testa ([email protected]) é jornalista e publicitário. Escreve às terças-feiras no jornal Cruzeiro do Sul