Buscar no Cruzeiro

Buscar

Erick Akira Uesugui

Aplicações do 5G

O principal fator de impacto não se deve essencialmente aos aspectos técnicos, mas às possibilidades derivadas da aplicação dessa tecnologia

22 de Janeiro de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Erick Akira
Erick Akira (Crédito: Arquivo Pessoal)

Erick Akira Uesugui

O advento da tecnologia 5G, a nova geração de internet móvel, está atrelada a diversas alterações no meio científico e tecnológico e, consequentemente, na sociedade como um todo. A melhoria de velocidade, tempo de resposta, segurança e confiabilidade na rede são algumas das muitas vantagens proporcionadas pelo 5G. Todavia, o principal fator de impacto não se deve essencialmente aos aspectos técnicos, mas às possibilidades derivadas da aplicação dessa tecnologia.

A região de Sorocaba possui uma participação significativa na economia do Estado de São Paulo, sendo que o setor industrial corresponde a uma grande parcela de seu Produto Interno Bruto (PIB). Além disso, o parque industrial representa um grande potencial para a implementação e o desenvolvimento de novas tecnologias. Assim como outros setores, o desenvolvimento industrial depende de diversos fatores, dentre os quais sobressaem a atualização, inovação e (re)adequação ao mercado vigente e as alterações impostas pela evolução tecnológica e social.

Partindo da premissa de que tempo e informação tornam-se cada vez mais imprescindíveis, compreender o 5G e suas aplicações passa a ser extremamente relevante no constante processo de evolução que estamos vivenciando, pois sua aplicação encontra-se diretamente relacionada à otimização de tempo e à democratização do acesso à informação.

No contexto da Indústria 4.0, a capacidade de conexão simultânea de um número maior de dispositivos sem causar instabilidades ou comprometer a velocidade oferecida pelo 5G poderá vir a auxiliar na detecção e correção de erros de forma antecipada, na implementação de manutenção preventiva ou preditiva de forma automática, bem como na tomada de decisões mais assertivas.

Ainda sob o enfoque dos efeitos da tecnologia 5G sobre a Indústria 4.0, cabe ressaltar que, além de potencializar a qualidade na linha de produção e otimizar os processos industriais de uma forma mais veloz e segura, o 5G, ao conectar máquinas movidas pela Inteligência Artificial (IA) ou pela Internet das coisas (IoT), propicia condições que se adequam melhor às necessidades dos clientes, pois permite a personalização e alterações de demandas, evitando assim eventuais perdas e aumentando a produtividade.

Considerando apenas esses dois últimos anos, que foram marcados por inúmeras mudanças e quebras de paradigmas na educação decorrentes da pandemia, podemos elencar múltiplos benefícios relacionados ao 5G no meio acadêmico. As aulas remotas, que antes eram praticamente uma exclusividade do ensino a distância (EaD), tornaram-se uma realidade em grande parte das escolas e faculdades. Ao mesmo tempo que se mostrou eficaz em solucionar alguns problemas, evidenciaram-se outros, aumentando a lacuna entre as camadas sociais. Alguns alunos enfrentaram dificuldades em relação ao acesso à internet, como problemas de velocidade, tempo de resposta ou inconsistência no sinal. Outros sequer tiveram esses problemas, pois o acesso não estava ao alcance destes. Portanto, faz-se necessário pensar em programas que atendam às exigências de implementação do 5G, mas sem dissociar o aspecto social envolvido.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), através de sua infraestrutura e relevância na promoção do desenvolvimento sustentável das indústrias no País, pode colaborar não apenas na implementação do 5G e em seu respectivo acesso, mas também na capacitação de profissionais através de cursos e ações que permitam que esta tecnologia seja utilizada em sua plenitude e traga, de fato, benefícios para a sociedade atual e futura.

Erick Akira Uesugui, bibliotecário da Escola e Faculdade de Tecnologia Senai Gaspar Ricardo Júnior

 

Galeria

Confira a galeria de fotos