Buscar no Cruzeiro

Buscar

Educar com sabedoria

Artigo escrito por João Alvarenga

08 de Outubro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: LUITZ TERRA)

O que torna um professor um autêntico mestre na arte de ensinar? Acredito que essa dúvida faz parte do ambiente escolar, porque a prática docente está no centro dos debates, pois o Brasil ainda busca o modelo ideal de educação. O centenário de Paulo Freire, celebrado neste ano, reacendeu essa discussão. Teorias, propostas e polêmicas não faltam; mas, num ponto todos concordam: ensinar é um ato de amor. Ou seja, um desafio que exige atitudes sábias, pois como observa o Livro do Eclesiástico, “a sabedoria foi criada antes de todas as coisas”.

Nesse contexto, a diretora Sidnei Silva, já nos primeiros anos de sua modelar carreira como docente de Matemática, percebeu que, mais do que a transmissão de conteúdos, o professor também precisa ser um bom exemplo para seus alunos, a fim de despertá-los para o exercício da cidadania. Desse modo, além de ser uma cidadã íntegra, a diretora leva uma vida discreta (mesmo em tempos de redes sociais), que passa longe de paixões ideológicas.

Assim, ela conduz os passos do Colégio Politécnico (instituição de ensino mantida pela Fundação Ubaldino do Amaral), desde sua inauguração, sempre no caminho de uma educação qualitativa, respeitosa e ordeira, sem perder de vista o fator humano, pois deposita confiança no corpo docente que se mantém afinado às estratégias do colégio.

Desde que assumiu a direção do Politécnico, mantém-se fiel a uma rotina de pontualidade, organização e senso de compromisso, além de estar atenta às necessidades intrínsecas dos alunos, como forma de contornar possíveis dificuldades que comprometam o aprendizado. Não é por acaso que os estudantes se destacam no Enem e nos principais vestibulares do país. Isso confere credibilidade ao Politécnico, que tem mais de 10 mil alunos formados.

Recentemente, o Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS) confirmou o amor de Sidnei Silva à educação, ao lhe outorgar a medalha “Mérito Ana Terra”. Foi uma merecida homenagem a uma educadora exemplar que inspira a categoria.

(*) João Alvarenga: professor de Redação e cronista.