Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba precisa de você

Artigo escrito por Ronald Pereira da Silva

20 de Agosto de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: REPRODUÇÃO / INTERNET)

Sorocaba comemora durante este mês de agosto de 2021 os 367 anos de sua fundação -- desde que, em 1654, se mudou para cá Baltazar Fernandes, que já havia construído moradia por aqui, construído uma capela e doado a área onde hoje ainda se encontra o Mosteiro de São Bento.

Entre os mais de 5 mil municípios brasileiros, Sorocaba ocupa a 12ª posição em desenvolvimento, qualidade de vida e local de oportunidades por sua atuação em educação, saúde, segurança e saneamento básico. Nossa cidade, desde que o prefeito Rodrigo Manga assumiu, há oito meses, se transformou na quarta melhor cidade das Américas para receber investimentos nos próximos anos, na categoria Relação custo-benefício, segundo a revista inglesa Foreign Direct Investment Strategy, do grupo Financial Times. A publicação Americas Cities of The Future 2021/22, com o ranking, foi destaque na edição de junho/julho da revista.

Portanto, há motivos de sobra para celebrar este momento.

Mas para que esse binômio qualidade de vida e desenvolvimento se mantenha é preciso pensar no momento que estamos passando e criar condições para que Sorocaba siga sendo a referência. Para isso, é mais do que necessário a atenção de toda a sociedade para a nossa água. E são três fatores que envolvem a preservação de nossa capacidade de seguir oferecendo água com qualidade para toda a população.

O primeiro deles, a conservação dos mananciais que absorvem, acumulam e armazenam a água que todos nós usamos. Essa estrutura está sacramentada há anos, mas a natureza resolveu nos pregar um susto. A última chuva expressiva que atingiu Sorocaba foi no dia 15 de abril. Ou seja, há 120 dias não chove de maneira que nossos mananciais ocupem a sua totalidade. Naquele dia choveu 15mm, de lá para cá nenhuma outra chuva, apenas chuviscos, que são insuficientes para encher a represa.

O segundo fator para oferecer água de qualidade envolve ações do poder público. E isso o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Sorocaba vem fazendo dentro de critérios técnicos. A mais recente ação envolve a inauguração da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) localizada na região da Zona Norte, no bairro Vitória Régia. Graças a esta obra e a uma ação iniciada no ano 2000, portanto há 21 anos, Sorocaba tem enfrentado este momento de estiagem sem que seja necessário causar sacrifício à população, oferecendo a água que ela está habituada a ter em suas torneiras.

O terceiro e último fator, porém, ainda deixa muito a desejar: a conscientização da população sobre a importância da conservação e evitar o desperdício de água. O Saae entende que é hora da população dar um pouco mais de contribuição nesta área. São ações simples, mas que ajudam num momento extremo: 1) Fechar a torneira enquanto escova os dentes; 2) Evitar banhos demorados; 3) Deixar de molho pratos e panelas antes de lavar; 4) Não lavar calçada, quintal e carro com mangueira; 5) Molhar as plantas quando o Sol estiver mais ameno, de manhã ou começo de noite; 6) Utilizar ao máximo a capacidade de sua máquina de lavar; 7) Estar atento a qualquer tipo de vazamento.

Não é exagero este pedido que o Saae faz a população. Esse pedido é baseado em critério técnico. Vejam estes números: a OMS (Organização Mundial da Saúde) afirma que cada ser humano necessita por dia de 110 litros de água para sua sobrevivência. No Brasil, em média, cada brasileiro usa bem mais do que isso, usa 154 litros de água por dia. Em Sorocaba este número sobe para 187 litros de água por dia sendo consumidos, em média, por cada sorocabano. Ou seja, se cada sorocabano fizer sua parte ele terá o conforto necessário de água por dia e garantirá que no futuro, em especial em momentos de radicais estiagens como a que vivemos agora, não falte água.

Sorocaba precisa de você. Faça sua parte hoje e ajude o Saae a garantir água para todo mundo que escolheu Sorocaba para criar sua família. A cada dia novas pessoas se mudam para cá e os números da construção civil (atualmente são 579 obras de moradia em construção na cidade) comprovam isso. Vamos agir hoje para termos um futuro de qualidade. Sorocaba precisa de você!

Ronald Pereira da Silva é diretor-geral do Saae Sorocaba.