Buscar no Cruzeiro

Buscar

Na olimpíada da vida, a vitória do lutador Fabrício Guilherme na UFC

Artigo escrito por Vanderlei Testa

20 de Julho de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: ARTE: VT)

Daqui a três dias começam as Olimpíadas de Tóquio. Aqui em Sorocaba nas Olimpíadas da Vida vou destacar o Fabrício Andrade Guilherme, um lutador de UFC (Unidos na Fé contra o Crohn). Foram onze cirurgias enfrentadas nos hospitais e o acompanhamento médico nos últimos 27 anos, desde quando ele tinha 16 anos de idade. O doutor Flávio Steinwurs, uma das referências mundiais na especialidade está monitorando a doença de Crohn do Fabrício há 20 anos. “Ela é uma síndrome inflamatória do trato gastrointestinal, que afeta especialmente certas porções do intestino delgado e o cólon. A doença de Crohn é grave e pode afetar os tecidos gastrointestinais de uma forma bastante profunda”, destacam os especialistas.

Fabrício Guilherme é formado em publicidade. No início de sua carreira, há duas décadas, começou a trabalhar comigo. Sempre foi um profissional dedicado e apaixonado pela comunicação. Surgia aí uma amizade que perpetua em nossos relacionamentos pessoais e familiares. Na sua trajetória acabou por conquistar por mérito, vaga em entidades como no Sebrae/SP. O seu dom de comunicador o levou a ser um Consultor de Marketing, Marketing Digital e Vendas na empresa. Como ele mesmo diz: “Amo resolver complexos de gestores e equipe”. Trabalhou como professor de pós-graduação no Senac, Jundiaí, Fundação Getúlio Vargas, Unifaccamp e outras importantes organizações.

Filho de ferroviário, o seu pai Guilherme é professor aposentado do Senai e, sua mãe Lucila, dentista. Fabrício nasceu em 25 de julho de 1978. Os seus 43 anos de idade são felizes, apesar da enfermidade. A partir de 20 de novembro de 2004, quando se casou com a Daniela Valente, houve uma nova etapa vitoriosa na sua vida. Fui ao casamento do Fabrício e Daniela na 2º Igreja Presbiteriana Independente de Votorantim. Eles são pais de dois adolescentes, o Leonardo, hoje com 14 anos, e o Gabriel, 11 anos.

Nesta sua 11º cirurgia, Fabrício manifestou palavras de motivação após a sua alta do hospital em São Paulo. Esse pronunciamento de fé e determinação na sua recuperação tem, em primeiro lugar, um foco espiritual que o acompanha sempre. Deus! Disse o Fabrício: “Agradeço sempre a Deus que me dá uma força onde parece impossível”. Citando uma passagem bíblica do Livro de Deuteronômio, 31:8, destaca: “O Senhor Deus irá à sua frente; ele mesmo estará com você e não o deixará, não o abandonará. Não se assuste, nem tenha medo”. Com essas reflexões de confiança a motivar a sua vida e as suas cirurgias, ele reconhece no apoio da esposa, filhos, pais, sogros e amigos, a corrente do bem que vem até a sua vida. Têm até pessoas desconhecidas que fazem contato com o Fabrício e dizem que sonharam com ele sendo curado. Fabrício chega a brincar, quando diz que “quanto mais a gente ora, mais Deus fica com a orelha quente e atende as nossas orações”.

Sobre as suas cirurgias e superação da enfermidade, confessa que não sabe até aonde essa história vai parar, mas sabe que têm muitos sonhos que poucos conhecem. Deus conhece tudo. Sobre o futuro, já foi avisado que em breve vem a 12ª cirurgia tendo no caminho muitas curetagens. Suas crises de fistulas não param por alguns fatores incontroláveis à sua vontade. O Crohn, devido às cirurgias, faz com que o Fabrício se cuide a cada instante, seguindo as orientações dos médicos. Segundo relatou Fabrício, um grande susto aconteceu em 2012. Após duas cirurgias e ter passado dezenas de crises, teve que se submeter à primeira cirurgia do intestino. Um procedimento delicado que o levou a passar seis meses de muito sofrimento pós-cirúrgico, com sequelas que o acompanham nestes nove anos.

Nas mensagens que o Fabrício recebe, destacamos algumas manifestações como ícones de amizade e de amor fraterno. Hoje o mundo precisa muito dessa solidariedade, em especial na pandemia de Covid, onde famílias se sentem desamparadas de apoio e de palavras de ânimo.

O pastor Francisco Chaves dos Santos destacou: “Querido Fabrício, louvado seja o Senhor por sua vida. Que este tempo de convalescença seja de Deus”. Célia Regina: “Você é um modelo a ser seguido. Orgulho de ser sua amiga”. Cristina Soeiro: “Fabrício, consegui me arrepiar. Esse otimismo que você e a Dani têm se chama fé e somos privilegiados porque a temos. A caminhada de vocês não é para qualquer um. Vou continuar rezando e torcendo porque sabem que moram no meu coração”. Ana Garrido: “em fervente oração. De uns dias para cá, tenho cantarolado o hino ‘Sossegai’ e quero deixar o refrão para vocês: Sossegai, sossegai. Convosco estou para vos salvar. Sim, sossegai.”

A família é um dos pontos fortes do casal Fabrício e Daniela, que une a sua espiritualidade com a convivência dos filhos com os avós Mário e Eloisa e Lucila e Guilherme. Mandei algumas perguntas ao Fabrício. Ele respondeu e sintetizou as respostas que vale ler pelo seu conteúdo humano. Disse Fabrício: “Passaria horas contando se fosse com o intuito de motivar e ajudar quem precise. Mas, para encurtar, a vida continua dando surpresas para a gente continuar a gostar dela. Esta grande crise que estou vivendo é mais um exemplo do quanto tenho que resignar tudo. Acredito piamente que nas minhas loucuras e devaneios, que o amor de Deus ajuda literalmente a manter o norte da vida para cuidar da Dani, dos meus filhos e dos meus pais, que trouxe morar comigo no meio da pandemia, em agosto de 2020.”

“Ouvi uma frase marcante entre o padre Fábio de Melo e o pastor Caio Fábio, que passou a fazer parte de mim”, declarou Fabrício emocionado. “Você vale a pena”. Assim, digo aos leitores, não importa o que você está passando, tudo passa. Fabrício repete, sou testemunha disso e mesmo que minha vida esfumace amanhã, o que vivi até agora continuará sendo a prova. Lembrando que Deus faz a parte dela, mas você precisa fazer a sua. Procurando ajuda, se ajudando. Lembre-se: “Você vale a pena”!

Vanderlei Testa é jornalista e publicitário. Escreve às terças-feiras no Jornal Cruzeiro do Sul. E-mail: [email protected]