Buscar no Cruzeiro

Buscar

Os 60 anos do Centro Vicentino de Araçoiaba da Serra

Artigo escrito por Vanderlei Testa

13 de Julho de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: ARTE: VT)

Imagine um lar de idosos onde diariamente as visitas apareciam para compartilhar momentos e sorrisos. Um local que há 60 anos tem na sua trajetória os capítulos de convivência humana que irradia afeto e compreensão. Estamos descrevendo o Centro Vicentino Nossa Senhora das Dores, da cidade de Araçoiaba da Serra. É como contemplar uma tela colorida com sol amarelo brilhante, gente e jardim com suas rosas a perfumar o ambiente. Tudo arrumadinho, limpo e os idosos internos felizes por contar com uma equipe multidisciplinar digna de admiração. Casais voluntários que se revezam em preparar e organizar eventos para arrecadar fundos para a manutenção do lar. E, infelizmente, como num passe de “mágica” do mal, aparece a pandemia de Covid-19 para transtornar esse sonho real dos internos em preocupação e incertezas. Mas, a fé e confiança continuam a mover com amor essa casa abençoada.

Em 13 de março de 2020 com as notícias chegando fortes no Brasil sobre a pandemia, a diretoria do Centro Vicentino se reuniu para criar as defesas necessárias aos seus idosos. Tudo foi tão inesperado que alterou o emocional e com certeza o entendimento de quem estava há anos recebendo visitas. Os idosos além de não entenderem sobre a pandemia. sentiam nas suas vidas as influencias da possível contaminação. Muitos protocolos de imediato sendo colocados na instituição, não permitindo o acesso dos visitantes até os idosos. Cuidados extras na higiene de cada pessoa e como uma “bolha de proteção” havia a busca das providências médicas. Conforme nos contou Natálio e Valéria, da equipe do Centro Vicentino, com o tempo as duas doses de vacina haviam sido aplicadas em todos os idosos. Felizmente não houve óbito entre eles.

Um pouco da história do Centro Vicentino Nossa Senhora das Dores. Sua origem é de 10 de julho de 1922. Um professor, Pedro Nolasco Viera, nos anos 50, doou as terras para a construção do lar. Era a Vila Imaculada Conceição que nascia forte em 25 de junho de 1961, há 60 anos, que celebramos neste artigo em homenagem aos heróis humanitários de Araçoiaba da Serra. Teve importante participação das irmãs beneditinas e da Central do Dízimo nessa empreitada inicial. Já em 2006, com a presença dos vicentinos da cidade, o lar passou a se chamar Centro Vicentino Nossa Senhora das Dores.

Construído em área na zona central de Araçoiaba, o Centro Vicentino já possui o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social. Tem sua manutenção através do esforço diário em doações de pessoas, sócios contribuintes, eventos, como bazares e dos benefícios do idoso. Há também repasses de emendas parlamentares do governo municipal. São 21 idosos, entre homens e mulheres e a participação de quinze funcionários.

O Centro Vicentino estimula os idosos com dançaterapia. São estímulos rítmicos e cognitivos que possibilitam aos internos maior intensidade motora nas suas atividades. Quando visitei o lar, antes da pandemia, acompanhei como os idosos são motivados em várias atividades. Entre elas, a colagem. Também a atividade arte terapêutica, em datas específicas, como a Páscoa, Natal e Aniversário da cidade, entre outras. A criatividade dos idosos em atos folclóricos, como a noite italiana fascina pela música e alegria.

O trabalho do voluntariado gera sociabilização, atenção e carinho. Esse foco no ser humano da terceira idade reduz o estresse e potencializa a saúde mental e física dos idosos. Mesmo com os desafios gerais do voluntariado, os grupos fazem as suas intervenções superando e respeitando as diferenças de cada pessoa. Para 2021, a pandemia em alto nível ainda de contaminação no Brasil exige responsabilidade e cuidados no uso de máscaras, lavar as mãos, uso do álcool em gel.

A presidente da entidade, Valéria de Souza Vieira Santos, dedica a sua vida em prol do Centro Vicentino. Ela diz sentir imensamente integrada em participar desse projeto que possibilita qualidade de vida aos idosos. A enfermeira Juliana é parte importante da equipe. Sua alegria e satisfação em ser parceira nas atividades profissionais cuidando dos idosos com amor e dedicação a faz feliz. Juliana traduz a sua presença como uma gratidão ao dom da vida. Dario, o psicólogo do Centro Vicentino Nª Sª das Dores, relatou que a experiência que vive diariamente nesse local é estar diante de novas possibilidades de fazer a prática profissional. Ele cita que cada residente do Centro é um universo de uma história. Ter contato com a sabedoria de cada um transforma tanto quem é atendido, como quem atende.

Priscila Silveira, em seu depoimento à nossa indagação sobre o que significa para ela trabalhar no Centro Vicentino, respondeu que fazer a diferença na vida de alguém, nos transforma em seres humanos melhores. A Keli Cristiane destacou que trabalhar e conhecer o Centro Vicentino possibilita ricas convivências de conhecimento e aprendizado.

A entidade proporciona essa experiência de felicidade. A presidente Valéria destacou a sua diretoria e equipe formada pela Maria Jesus, vice-presidente, Maria Edla, secretária, Marcos Canton, 1º tesoureiro, Alice Canton, 2ª tesoureira, Antônio Harabara Furtado, diretor de Patrimônio, Dulcinéia Furtado, vice-diretora de Patrimônio, Edna Chaguri diretora de Eventos, Elizabeth, vice-diretora de Eventos, Cícero Pinto, Ana Rosa, Renato, Meire, Tadeu, Natálio, Adriana e Maurício, como intercessores em oração do Centro Vicentino e a presença sempre motivadora da irmã Maria Célia, diretora espiritual.

O Centro Vicentino Nossa Senhora das Dores está localizado na rua 21 de abril, 551, em Araçoiaba da Serra. O telefone de contato é 15 3281-2371.

Vanderlei Testa é jornalista e publicitário. Escreve às terças-feiras no Jornal Cruzeiro do Sul. Contato: [email protected]