Buscar no Cruzeiro

Buscar

ADCE 60 anos: toda árvore boa produz frutos bons

Artigo escrito por Vanderlei Testa

06 de Julho de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: ARTE: VT)

Em 2008 um carro parou na frente da agência de comunicação onde trabalho e desceram dois diretores da Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas de São Paulo. Logo estavam em minha sala. Eles tinham ido falar com dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, arcebispo metropolitano naquela época. Depois da autorização da proposta que traziam ao arcebispo, vieram falar comigo. Alguns dias depois, retornaram com o amigo Marcos Marins. Desta vez, estavam o presidente naquele ano da Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE-SP) e o diretor da entidade na capital e saudoso amigo Peter Nadas. Contaram que pretendiam trazer para Sorocaba um Encontro Anual de Bispos e Empresários realizado anualmente pela ADCE-SP. Após várias indagações, decidimos um local para o evento em hotel da cidade. Um mês depois, organização realizada e inscrições abertas, dom Eduardo acolheu os bispos visitantes, a diretoria da ADCE e os empresários e líderes cristãos de Sorocaba, São Paulo e Campinas.

Durante o evento surgiu a proposta da instalação de um núcleo da ADCE em Sorocaba. Com a presença de cerca de 50 pessoas, a primeira reunião formal de instalação e apresentação da entidade foi realizada pelo então presidente e diretor Peter Nadas. O evento inaugural aconteceu no auditório da Santa Casa de Sorocaba, marcando a histórica fundação da entidade na cidade em agosto de 2008.

O segundo evento com palestra e almoço de confraternização no salão do empresário Daniel Perdiga registrou o início das atividades em 2009. Foi o começo do que viria a acontecer mensalmente depois, nestes 13 anos do núcleo da entidade na cidade. A ata de fundação registrou dezenas de participantes. A primeira diretoria escolhida foi presidida pelo empresário da área de telecomunicações Leosmar Martinez Gonzáles. Como diretor de Comunicação, pude acompanhar desde aquele primeiro dia do projeto da criação da ADCE em Sorocaba o desenvolvimento mês a mês das ações das lideranças cristãs na busca da propagação dos objetivos da associação. Através de livros fornecidos pela ADCE de São Paulo e palestras que aconteciam com os membros da capital, além de encontros de formação, dava para sentir o crescimento na formação dos associados. Na época a ADCE SP tinha 50 anos no Brasil.

Em seus estatutos, a Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas é uma sociedade civil de caráter cultural e educativo, sem fins lucrativos, com sedes e foro na cidade onde funciona. Tem por objetivo estudar, viver, e definir nas atividades econômica e social os princípios e aplicações dos ensinamentos cristãos, através da educação e da formação do meio empresarial. Para isto, promovem estudos, pesquisas, cursos, conferências, seminários, congressos, publicações e quaisquer atividades que possam contribuir para o atendimento pleno das metas adeceanas. Faz parte das normas éticas da entidade a missão, normas e condutas a ser observada pelos participantes da ADCE em todo o Brasil. A entidade é filiada à UNIAPAC, internacional, fundada em 1931.

Segundo informa a presidente Maria Virginia Cavalieri Costa Gonçalves -- “Gigi Cavalieri”, da ADCE São Paulo, capital: “Nossa missão é unir, orientar e motivar os dirigentes de empresa à prática efetiva do pensamento social cristão, comprometendo-se com sua melhora pessoal, com a transformação do ambiente empresarial e com a edificação de uma sociedade mais justa, que promova a dignidade da pessoa e objetive o bem comum”. Ela também explica que “como norma e conduta, a ADCE tem sua Carta de Princípios do Dirigente de Empresa e seu Decálogo do Empresário Cristão, ambos baseados nos fundamentos da Doutrina Social Cristã, e se define como a união de dirigentes de empresas que reconhecem e estão decididos a promover os valores humanos na empresa e na sociedade”.

Os fundadores da ADCE São Paulo, em 29 de março de 1961, foram os empresários e lideres: Alain Charles Edouard Moreau, Eduardo de Campos Salles, Elias Corrêa de Camargo, Ernesto George Diederichsen, J. Haroldo Falcão, Luiz Arrôbas Martins, Newton Cavalieri (pai da Gigi Cavalieri), Paulo Egydio Martins, Paulo Nogueira Neto, Romeu Trussardi Filho, Waldir de Affonseca, padre Lionel Corbeil e padre Paul Eugène Charbonneau.

Em Sorocaba, além de Leosmar Martinez Gonzales, integraram a primeira diretoria, Cristiano Mascarenhas Prestes de Barros, Armando Sanches Ponce, Flávio Maluf Pontes, Paulo Guimarães Torres, Ademir Soares, Luiz Almeida Marins Filho, Nelson Raul da Fonseca, José Antonio Bellini, Nelson Cenci e Vanderlei Testa.

Destaca-se o evento realizado na Universidade do Cavalo, em Sorocaba, no dia 23 de março de 2011, com a participação do co-fundador Newton Cavalieri na palestra “Responsabilidade Social na Empresa”, conduzida pela sua filha, Gigi Cavalieri. Dom Claudio Hummes participou do evento falando do tema “A Igreja Hoje”. Dando um salto na história da ADCE núcleo Sorocaba, em 2019 foi empossada a diretoria para os anos 2020/2021 e 2022. A presidente Regina Carvajal tomou posse com dez novos membros da sua gestão. O professor Luiz Marins proferiu palestra nesse dia com o tema “Brasil, para onde vamos?” O arcebispo metropolitano, dom Julio Endi Akamine, participou do evento. Entre as atividades de 2019, citamos a entrega de brinquedos de Natal às crianças do Centro de Solidariedade Nossa Rainha da Paz (Cefas), após a celebração de missa pelo arcebispo e o saudoso padre José Sometti.

Dezenas de palestras importantes foram realizadas nestes 13 anos da ADCE Sorocaba, congregando associados e convidados em momentos de aprendizado e formação social. Entre os palestrantes, Laelso Rodrigues, da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), deputado federal Vitor Lippi, médico Gilson Delgado, monge beneditino dom Rocco, empresário Gabriel Jeszensky e muitos outros personagens de destaque nacional.

Atualmente a ADCE Sorocaba, devido à pandemia do Covid-19, vem realizando eventos online em parceria com a ADCE de São Paulo e do Brasil, com sede em Belo Horizonte. O site www.adcesp.org.br contem todas as informações sobre a participação em eventos online e como se associar. A ADCE Sorocaba mantém a página adcesorocaba.org.br com publicações, como a do padre Rodolfo Morbiolo que escreveu em junho sobre a sua experiência de Covid.

Vanderlei Testa é jJornalista e publicitário. Escreve às terças-feiras no jornal Cruzeiro do Sul. E-mail: [email protected]