Buscar no Cruzeiro

Buscar

Turismo

Cabo Frio aposta no ecoturismo

16 de Junho de 2021 às 00:01
Da Redação com Estadão Conteúdo [email protected]
Circuito com 53 quilômetros de trilhas pode ser percorrido em sete passeios.
Circuito com 53 quilômetros de trilhas pode ser percorrido em sete passeios. (Crédito: DIVULGAÇÃO / PREFEITURA DE CABO FRIO)

Paisagens do litoral norte do Estado do Rio podem ser apreciadas em um circuito de 53 quilômetros de extensão ou em sete caminhadas mais curtas. Essa é a aposta de Cabo Frio para fortalecer o ecoturismo na região. A Trans Cabo Frio se estenderá da divisa com Arraial do Cabo ao distrito de Barra de São João e fará parte da Rede Brasileira de Trilhas de Longo Percurso.

O primeiro trecho, com sete quilômetros de ida e volta, já teve sua sinalização inaugurada. A expectativa é que todos os percursos estejam prontos até o final de 2021. Esse trajeto inicial passa por lugares como a Ilha do Japonês, o Farol da Lajinha, a Praia Brava, a Caverna dos Escravos e a Ponta do Chapéu.

Fica dentro do Parque Estadual da Costa do Sol. Criada há dez anos, a área de preservação ambiental protege vegetação, dunas e restingas das cidades de Cabo Frio, Búzios, Arraial do Cabo, Araruama, Saquarema e São Pedro da Aldeia.

Chamado localmente de Boca da Barra, o roteiro de nível moderado começa no bairro da Ogiva, ao lado do Hotel Porto Veleiro, e continua até a Praia das Conchas. Pode levar em média três horas no total. Ou mais, se a pessoa for parando ao longo do caminho.

Essa é a ideia de trajetos compridos de caminhada, tanto é possível vencer a rota andando até completar o percurso inteiro, como vencer um trecho a cada viagem. (Da Redação, com Estadão Conteúdo)