Buscar no Cruzeiro

Buscar

Histórias para contar na Espanha

Artigo escrito por Vanderlei Testa

15 de Junho de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: ARTE: VT)

Durante o mês de maio fui procurado pelo autor do canal espanhol Mindsteel, para uma gravação no bloco “Inspiring Talks”. Os meus artigos e indicação de um amigo leitor, empresário de São Paulo, foi o caminho para o Murilo Osório chegar com o convite. Após conhecer o canal www.youtube.com/mindsteel e o produtor musical e executivo na Espanha, aceitei e gravei. O meu depoimento “Inspiring Talks” está disponível no link https://youtu.be/P_pis3FuH4c e circulando pelo mundo. Como comunicador há 40 anos, é uma honra celebrar os 118 anos do jornal Cruzeiro do Sul -- comemorado dia 12 de junho --, pelo qual partilho histórias com vocês às terças-feiras, e contar a minha vida nesse canal internacional.

O Murilo Osório, residente em La Coruña, desenvolve um trabalho cultural nessa mídia digital. Esse canal aborda depoimentos com temática de educação, pessoas, saúde, cultura e músicas. Profissional de décadas em trabalhos de relevância nacional, Murilo abriu um leque de temas para depoimentos de pessoas com expertise em suas atividades. Tenho acompanhado os vídeos com interesse e observo a diversidade dos assuntos. Lola Pereira Varela, de origem espanhola, gravou “Uma mensagem para o futuro”. Seu foco foi literatura e educação. Nascida em La Coruña, numa família de pescadores, seus pais com outros seis irmãos moravam num vilarejo de pesca e sem acesso a livros. Ela diz que “quem não tem uma história para contar, não tem nada para oferecer”. Sua paixão pela leitura a levou a viver 24 anos na Costa Rica. Na localidade de Santa Teresa não havia escolas às crianças. Lola criou um método de ensino dirigido às necessidades daquela população porto-riquenha, possibilitando o aprendizado.

Foi tão importante e reconhecido pelos órgãos públicos internacionais de Educação e Cultura proporcionando a Lola Pereira um prêmio literário. Mais que isso, ela reconhece e cita no seu testemunho o valor do aprendizado da população na leitura e interpretação, conhecimento e aprendizado. O concurso mundial realizado no México deu à Costa Rica um destaque até então jamais conquistado. A juventude costarriquenha ganhava assim a oportunidade de conquistar trabalho pela educação, estudo e alfabetização. Vale ressaltar que o espaço físico recebido por Lola para ensinar, se parecia com um “galinheiro”. Precário e inadequado como escola. Mas ela não desanimou. Era o ano de 2005. Três garotos na praia convidados a serem os primeiros estudantes nessa escola galpão, sem condições de água, luz e sanitária, foram as sementes de um projeto inovador de ensino. Hoje essa escola é uma realidade e modelo em Costa Rica.

O salto para um novo colégio ocorreu em 2009, graças a muito trabalho de uma equipe de educadores coordenados por Lola. Em 2012 foi reconhecido pela Unicef como colégio modelo do país. “É muito importante confiar na vida”, diz Lola no seu depoimento, “pois quando confiamos, tomamos a atitude de seguir adiante. Quando melhoramos a vida das outras pessoas, a nossa vida também melhora”. O livro “Mensagem do futuro”, escrito por Lola Pereira Varela, é uma obra prima da literatura espanhola.

“Alice no país das maravilhas” foi amplamente comentado por José Osório. Em todas as nuances do autor dessa obra consagrada, Osório analisa e mostra vários livros de Lewis Carroll com os seus personagens e textos literários. A Alice, personagem real na vida do autor é um símbolo do escritor nas suas inspirações de jovens meninas. Vale a pena assistir e ouvir no bloco “Book Talks” do Mindsteel.

Anderson Quintiliano é um brasileiro que mora na Espanha. Ele é músico e exerce sua vocação artística no que conhecemos como músico de rua. Sua história foi gravada pelo canal, acompanhando durante um dia os seus passos em La Coruña. Ele já viajou por seis países nessa escolha de trabalhar com música. Usa o violino e uma caixa de som. Começa logo nas primeiras horas a buscar o seu espaço em praças movimentadas. Profissional com carreira musical desde os nove anos de idade, quando participava de grupos na igreja e eventos, Anderson tem amor à sua música. Transmite nos acordes de seu violino aquilo que a população espera ouvir nas ruas e praças. Está escrevendo um livro a ser lançado em breve com muitas dicas aos músicos de rua. Irá relatar sua vida e história, que pelo que assisti no canal, será sucesso em conteúdo e emoções.

Carlos Gueiros é mais um dos vídeos que prendem a atenção das pessoas no canal. Gueiros é brasileiro e trabalhou na Siderúrgica Nossa Senhora Aparecida como diretor de comércio exterior. Seus pais moravam nos Estados Unidos. Na década de 70 trabalhei com o Carlos Gueiros na então Metalúrgica Nª Sª Aparecida. Ao assistir o vídeo pude relembrar do seu trabalho na empresa e amizade. Hoje de cabelos brancos, pai e avô, Gueiros é proprietário de uma empresa do ramo de aços especiais e metais não ferrosos. O vídeo-documentário “Aço: história e futuro” é educativo e integrante de um passado do qual Sorocaba faz parte.

Estevão Damázio é jornalista com uma trajetória incrível na mídia. Foi jornalista especializado em cobertura do Palácio do Planalto e viajou para 23 países acompanhando comitivas presidenciais. Fez história no rádio, televisão e mídia impressa. Acompanhar o vídeo de Estêvão Damázio, “Imagem e credibilidade”, remete o público a viajar no tempo do jornalismo no Brasil e no Mundo. Ele esteve com Mandela e outros líderes carismáticos na política. Quem gosta de comunicação não pode deixar de assistir e ouvir os seus depoimentos no canal Mindsteel.

Jacques Barrette, educador francês em seu vídeo “L’avenir d’homme et son éducation” começa lembrando uma frase de Einsten: “Não tente ser um homem de sucesso, tente se tornar um homem de valor”. São 29 minutos de ricos ensinamentos do mestre Jacques, que atualmente mora no Canadá. É uma obra prima para ser documentada na história dos personagens da educação no mundo.

Vanderlei Testa é jornalista e publicitário. Escreve às terças-feiras no jornal Cruzeiro do Sul. E-mail de contato: [email protected]