Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vicentina e Flávio Jorge Miguel

Artigo escrito por Vanderlei Testa

08 de Junho de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: ARTE: VT)

O Santuário de São Judas Tadeu há anos faz parte da vida e história da família do padre Flávio Jorge Miguel Júnior. As celebrações litúrgicas no santuário sempre tiveram, em momentos especiais, a presença dos pais do sacerdote, Vicentina e Flávio Jorge Miguel. Flávio nasceu em três de julho de 1939. O casal me faz recordar da sua trajetória de família como um testemunho dos ensinamentos de Cristo no cotidiano. Sorocaba prestou homenagem ao saudoso Flávio Miguel que foi chamado ao céu no dia 1º de junho, Dia de São Justino. Foi na semana da Solenidade de Corpus Christi que a família e amigos se despediram em missa de corpo presente presidida por dom Júlio Endi Akamine, arcebispo metropolitano de Sorocaba.

As ações cristãs do patriarca que dedicou sua vida à evangelização começaram há mais de 50 anos. No ano de 1975, Vicentina e Flávio participavam do grupo dirigente do Encontro de Casais com Cristo, na Catedral, onde o pároco era o padre José Carlos Castanho de Almeida. Ajudaram a levar o movimento às demais paróquias da cidade, após uma visita do padre Pastore a Sorocaba, fundador do ECC. No dia da despedida do Flávio, muitos casais foram levar o seu adeus e gratidão por sua vida. Também no Cursilhos de Cristandade da arquidiocese, Flávio Miguel deixou a sua contribuição inesquecível na evangelização dos homens. O Cursilho foi importante na história do Flávio. Ele foi destacado pelos cursilhistas ao som da música “De Colores”, cantada com emoção à sua despedida na tarde da última terça-feira (1) durante a celebração no Santuário de São Judas Tadeu.

A Vicentina Machado Miguel e o Flávio Jorge Miguel, com certeza, estão entre aqueles que seguiram no caminho que os levou ao amor conjugal através da ação divina. Encontraram no olhar e na unção de apaixonados o altar como destino para se consagrarem no lindo gesto do Sacramento do Matrimônio. Deram o sim no juramento abençoado por Deus e deixaram acontecer a sua história. Foi no ano de 1965. Vicentina, com seus 23 anos, sonhava com os filhos e o lar que iria construir com o Flávio. De mãos dadas e alianças nos dedos, saíram felizes da igreja e com o sorriso aberto para os seus familiares e convidados. Nos 56 anos que passaram juntos e felizes, Vicentina e Flávio eram as mesmas almas gêmeas daquele primeiro sim no altar. “Um amor que foi plantado ao longo desses anos do matrimônio”, disse Vicentina na despedida do marido.

O casal construiu uma família com três filhos Edileine, Rosemeire e Flávio Junior. Na cerimônia religiosa das Bodas de Ouro, o filho Flávio Miguel Junior, como sacerdote, estava ao lado dos pais celebrando no altar. Emocionante essas gentilezas de Deus em proporcionar o perfume da vida para aqueles que lhe são fiéis. Vicentina e Flávio sempre foram engajados na evangelização e há 46 anos integram o Movimento das Equipes de Nossa Senhora, orando diariamente o “Magnificat”, de Maria, reafirmando: “O Senhor fez em nós maravilhas”.

Relembrando as imagens alegres do casal na confraternização das Bodas de Ouro preparada pela família, lá estavam a geração dos filhos e netos posando em frente à mesa de flores, doces e bolo para os parabéns dessa história de vida conjugal. E como não poderia deixar de ser, veio a encantadora lembrança que Vicentina e Flávio prepararam a todos os convidados: uma vela com a figura da Sagrada Família.

Os 50 anos do casal passados em minutos no “vídeo vida” foram projetados em imagens de uma família que realmente faz acontecer no testemunho e ações concretas o que é ser um casal cristão. Conheço-os há mais de 40 anos e sei que estarão sempre no coração dos milhares de amigos em cada página do seu “livro do Amor Conjugal”. O adeus neste plano físico deixou saudades a todos. Flávio combateu o bom combate. Como disse o seu filho padre Flávio Miguel Junior, “meu pai terminou a carreira aqui, guardou a fé, como um marido amoroso, pai dedicado, avô querido, cristão verdadeiro”. Celebrei em vida a sua última missa e lhe ministrei os últimos sacramentos, o Viático-Corpo e Sangue do Senhor!

Nas mensagens dos amigos, destacamos: Paschoal Pólice Junior: “O amigo e membro do Clube dos 70 se foi e na certeza de que está com Deus”. Maria Penha Antunes: “Flávio partiu para a Casa do Pai. Conheci a Vicentina e o Flávio no Encontro de Casais com Cristo. A sua palestra tocava os corações, tanto dos participantes casais jovens aos casais mais maduros. Sinta-se abraçado por todos e que Deus seja o seu consolo”. José Roberto Ferreira e Marlene Gonzales Ferreira: “Lá se foi o nosso querido amigo e irmão Flávio Miguel. Saudades, silêncio e oração”. O casal participa da mesma Equipe N. S. da Ponte, a primeira formada em Sorocaba, há mais de quatro décadas com Vicentina e Flávio. A Edilaine Cairo: “Flávio, um grande homem de Deus. Exemplo de pai, cristão e esposo”. Brasília e Armando Sanches Ponce: “Que o Flávio, nosso compadre, seja recebido por Deus, no Reino de amor e paz. Que Nossa Senhora console o coração da Vicentina e de seus filhos e familiares”.

Ao Flávio Jorge Miguel dedico no final do artigo a música que acompanhou a sua vida: De colores / De colores é a primavera florindo caminhos. / De colores. / De colores são todas as flores, são os passarinhos. / De colores. / De colores é o arco-íris, caminho de luz. / Venham todos que este é o caminho / Cantemos louvores a Cristo na cruz. / Venham todos que este é o caminho / Cantemos louvores a Cristo na cruz. / Viva a vida! / Faz o mundo ficar mais bonito no seu coração. / Viva a vida! / E desperta na fé ardorosa de ser bom cristão. / Todos juntos / De mãos dadas, nas mesmas estradas, eu sou teu irmão. / De mãos dadas nas mesmas estradas, / Nas mesmas estradas, eu sou irmão. / De mãos dadas nas mesmas estradas, / Nas mesmas estradas, eu sou irmão.

Vanderlei Testa é jornalista e publicitário. Escreve às terças-feiras no Jornal Cruzeiro do Sul. Contato: [email protected]