Buscar no Cruzeiro

Buscar

Comprometa-se a parar de fumar

Artigo escrito por Éric Diego Barioni

03 de Junho de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Éric Diego Barioni.
Éric Diego Barioni. (Crédito: Divulgação)

Antes de iniciar esse texto eu gostaria de lhe fazer uma pergunta: você já se decepcionou com algo que esperou muito e não aconteceu? Certamente sim, não é verdade? Esse tipo de coisa nos faz desesperar -- perder a esperança -- e isso acaba por influenciar a nossa motivação e comprometimento. Aliás, vale a pena aqui explorarmos um pouco a diferença entre motivação e comprometimento. De maneira bem simples, motivação é o brilho nos olhos, a vontade, enquanto comprometimento é a responsabilidade de fazer algo ou finalizar uma tarefa, independentemente de sua motivação.

Você há de concordar comigo: que período é este que nós estamos enfrentando? Desde o início de 2020, quantas famílias se desestruturaram por perderem familiares e empregos? Isso tudo certamente gerou muita ansiedade e estresse coletivo e o cigarro neste período de crise esteve ainda mais presente na vida de muita gente que fuma e fumou mais. Aliás, o cigarro foi companheiro de muita gente que não fuma, mas que é fumante passivo, dentro de casa ou no trabalho, dentro de casa.

Segundo a literatura científica, indivíduos que fumam manifestam mais as formas graves de Covid-19 que os não fumantes. Fumar traz consequências ruins diretas e/ou indiretas, e muitas delas irão manifestar sinais e sintomas somente a médio e longo prazo, talvez num período em que você queira uma vida mais saudável e duradoura, porém tarde demais.

No dia 31 de maio de 2021, celebramos o Dia Mundial Sem Tabaco e o tema proposto pela OMS pode não ir ao encontro de sua vontade, uma vez que você, assim como muitos, tentou, não conseguiu e agora não espera conseguir mais parar de fumar. Desesperar pode diminuir a sua motivação, porém a OMS nos orienta ao comprometimento. Comprometa-se a parar de fumar, independentemente de sua motivação.

Muitas pessoas conseguiram abandonar o tabaco por conta própria. Porém isso não é tão fácil ou simples assim. Quantos tentam, não conseguem e aquela vontade ou motivação, então: desaparece. Considerando as devidas proporções, o vício em nicotina é semelhante ao vício produzido por outras drogas e este vício -- a dependência -- precisa de acompanhamento e tratamentos adequados. Existem profissionais e programas de saúde prontos para te ajudar.

Por consequências do tabagismo, mais de 8 milhões de pessoas morrem por ano em todo mundo e diminuir a lacuna que existe entre a informação e o comprometer-se a parar de fumar pode aumentar consideravelmente a sua expectativa de vida. Veja, segundo a OMS: i) após 20 minutos sem o cigarro, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal; ii) após duas horas, não há mais nicotina circulando no sangue; iii) após oito horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza; iv) após 12 a 24 horas, os pulmões já funcionam melhor; v) após dois dias, o olfato já percebe melhor os cheiros e o paladar degusta melhor a comida; vi) após três semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora; vii) após um ano, o risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido à metade; viii) após dez anos, o risco de sofrer infarto será igual ao risco das pessoas que nunca fumaram e, ix) quanto mais cedo você parar de fumar, menor será o risco de adoecer. Comprometa-se e busque auxílio de um profissional da saúde.

Éric Diego Barioni é biomédico, doutor em ciências com área de concentração em toxicologia e professor na Uniso. E-mail: [email protected]