Buscar no Cruzeiro

Buscar

Ilka e Roberto Luiz Ayres

Artigo escrito por Vanderlei Testa

01 de Junho de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
ARTE
ARTE (Crédito: VT)

Junho começa hoje e é considerado o mês dos namorados. Ilka e Roberto Ayres. Eles foram eternos namorados. Roberto Luiz Ayres tem 82 anos de histórias no livro da sua vida. Cada página escrita desde o bebê Robertinho até hoje é repleta de emoções. O filho do seu Mitre tem suas origens esculpidas em rocha firme. Mãe professora e pai trabalhador e determinado, ele foi até cobrador do Sorocaba Clube para ajudar o filho a estudar. É da terra dos Tropeiros que os Ayres, também como desbravadores natos, produziram com o adubo da fé as suas plantações da flor amor perfeito. Essa comparação que faço da flor de Roberto Ayres e Ilka Ayres e sua família é para manifestar o amor perfeito da sua trajetória. Ele morava na rua Dr. Braguinha, ao lado da livraria Gutierres, onde na juventude passava tempo lendo os livros com o colega balconista Ivo Gâmbaro. À noite cursava Direito.

A saudosa esposa Ilka e Roberto Ayres, em mais de quarenta e cinco anos de vida conjugal, semearam tanto amor que os filhos e netos se alimentam hoje dessa fonte cristã em seus relacionamentos. A Ilka da Silva Oliveira Ayres é filha de Ismael Ramos de Oliveira e Noêmia Gomes Silva de Oliveira. Ela nasceu em 13 de agosto de 1942 em Sorocaba. Estudou o curso primário, secundário e normal no colégio das beneditinas de Santa Escolástica. Em 1961, com 19 anos de idade recebia o seu diploma de professora. No auge da sua juventude e sonhos, foi realiza-los ensinando centenas de crianças no I. E. Matheus Maylasky. Fui um de seus alunos no quinto ano, vocacional. Como professora efetiva por concurso, conquistou o direito de lecionar de pré-primário até o oitavo ano do ensino fundamental. Ilka gostava de estudar e seguiu sua carreira em Ciências Naturais. Essa formação universitária a habilitou para lecionar em cursos superiores. Foi na educação, sua meta de vida à população, a nobre virtude que realizou até a sua aposentadoria como orientadora educacional.

Roberto Luiz Ayres assumiu a vida matrimonial com a professora Ilka em oito de dezembro de 1967. O amor dos dois, abençoado nesse dia em que comemoravam a data dedicada à Imaculada Conceição, trouxe à primeira página de suas vidas gravadas em ouro das alianças. O jovem advogado que tinha sido concursado para delegado da Polícia Civil no interior, em cidades como Arandu e Araçoiaba da Serra, já tinha um futuro delineado.

Foi nessa época dos anos 60 que Roberto Ayres, como delegado de polícia em Araçoiaba conheceu o José Maria Florenzano, despachante policial na cidade em um escritório de sua propriedade. O pai, José Florenzano, era escrivão na Delegacia de Policia Civil. Surgia uma amizade familiar que se perpetua até hoje, após mais de 50 anos.

Ilka e Roberto planejaram uma família que foi se formando com a chegada dos filhos Roberto Maurício, Mário Luiz e Marta Teresa. A doação materna e paterna do tempo em carinho e afeto, como era de se esperar, deu bons frutos de amor. Unidos como família cristã, germinaram as sementes do amor perfeito aos seus descendentes, os netos de Ilka e Roberto. A educação e orientação vocacional a cada um dos três filhos os levou a seguir caminhos de sucesso em suas carreiras. Roberto Mauricio é médico gastroenterologista, Mário Luiz e Marta Teresa, ambos delegados de Polícia.

A vida conjugal de Ilka e Roberto em 46 anos de convivência foi exemplar. A partida da Ilka ao paraíso em 27 de julho de 2013 deixou na saudade e no coração de quem a conhecia desde mocinha, como o Roberto, uma certeza também da sua santidade como esposa, mãe, avó, amiga e ser humano. As convivências fraternas da Ilka com a comunidade da paróquia N. S. de Fátima, Cursilhos de Cristandade, Movimento de Emaús, Oficina de Oração, Ministra da Eucaristia, onde atuou durante anos com o Roberto, ficaram marcadas em gestos de gratidão e fraternidade. Nas ações pastorais aos jovens casais em cursos de preparação ao matrimônio, a experiência que Ilka e Roberto adquiriram na formação de casais das ENS contribuiu para levarem adiante a sua missão de cristãos.

Roberto Luiz Ayres tem o carisma de comunicador. Foi um dos primeiros associados da Associação Sorocabana de Imprensa. Seu nome ficou eternizado entre os jornalistas, diretores e presidentes da entidade. Minha convivência com o Roberto Ayres é de longa data. Mais de 40 anos. Recordo-me de sua intensa presença na comunicação de Sorocaba. Foi um dos delegados da Polícia Civil mais atuantes da cidade. Em 2013 foi homenageado ao lado dos filhos Maria Tereza e Mário Luiz de Oliveira Ayres na Galeria de Honra de Delegados Seccionais. O evento foi realizado na sede da seccional de Sorocaba e homenageou 14 delegados seccionais de polícia que prestaram serviços na referida seccional. Entre os homenageados, o delegado aposentado, José Maria Florenzano conversou comigo e destacou a vida exemplar do amigo Roberto Ayres. Florenzano relembrou que Roberto Ayres assumiu a titularidade da Deinter 7 e posteriormente como diretor do IIRGD, na capital.

Como torcedor e incentivador do São Bento, Roberto Luiz Ayres tem presença garantida, assistindo na televisão, aos jogos do time do seu coração. Ele é vibrante na torcida, hoje em casa, devido à pandemia. Em 1971 Roberto Ayres foi eleito o primeiro presidente do Rotary Clube Sorocaba Sul. Continua agindo como modelo de rotariano aos mais novatos do clube, dedicando-se às causas da solidariedade neste tempo de pandemia. Em Porto Feliz, o irmão do Roberto Ayres, médico Reynaldo Ayres, já celebrou 60 anos de vida rotária. O Rotary Internacional tem mais de um milhão e trezentos mil participantes no mundo.

Em família, um dos momentos mais emocionantes do Roberto, como pai, aconteceu durante as homenagens realizadas aos servidores públicos municipais com 25 anos de serviços prestados a cidade. O filho médico, Roberto Maurício Oliveiras Ayres, recebeu menção honrosa e fez questão de compartilhar com seu pai Roberto Luiz Ayres essa homenagem.

Vanderlei Testa é jornalista e publicitário. Escreve às terças-feiras no Jornal Cruzeiro do Sul. E-mail de contato: [email protected]