Sorocaba
Número de feiras aumenta mas adoção de animais diminui 10%
O número, no entanto, é cerca de 10% menor do que o de 2022, quando 329 adoções foram realizadas
Um total de 297 animais de estimação foram adotados em Sorocaba no ano passado, segundo dados da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema). O número, no entanto, é cerca de 10% menor do que o de 2022, quando 329 adoções foram realizadas. Conforme os dados da pasta municipal, em 2023 foram adotados 224 cães e 73 gatos. Em 2022, 243 cachorros e 86 felinos ganharam novos tutores. As adoções ocorreram por meio das feiras que são realizadas periodicamente pela Sema na cidade. Ocorreram 25 eventos em 2022 e quase o dobro no ano passado: 48.
De acordo com a pasta municipal, o munícipe interessado em adotar um animalzinho pode ir às feiras de adoção ou diretamente à Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal e conhecer os cães e gatos que estão disponíveis para a adoção responsável. É preciso apresentar um documento pessoal com foto e um comprovante de endereço recente, além de responder alguns questionamentos dos profissionais da Sema, relacionados ao bem-estar dos animais, como, por exemplo, se já existe outro pet na residência ou, ainda, a respeito do espaço destinado ao animal no imóvel.
Ao adotar um animal, o cidadão assina um termo de responsabilidade de adoção responsável. “Importante salientar que adotar um cão ou um gato é assumir uma responsabilidade e jamais pode ser uma ação por impulso, pois os tutores precisam garantir o cuidado necessário a esses animaizinhos por toda a vida. Um cão, por exemplo, pode viver mais de 15 anos, ou seja, ele vai precisar da atenção do seu tutor por muito tempo, como receber carinho e cuidados veterinários, além da necessidade de brincar e passear”, reforça a pasta municipal.
Já para quem encontra animais abandonados nas ruas, a Sema orienta que as pessoas divulguem fotos ou vídeos desses animais para adoção nas redes sociais, já que as feiras de adoção da Prefeitura de Sorocaba são voltadas aos animais resgatados pelo Município.
Resgatados
De acordo com a Sema, os cães e gatos disponíveis para adoção são vítimas de maus-tratos ou abandono que foram resgatados pelo município. “Todos são levados à Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal da Sema, onde são abrigados e examinados por médicos veterinários e recebem todos os cuidados necessários. Em seguida, são vacinados, vermifugados, castrados e microchipados, para, então, serem disponibilizados para a adoção responsável, por meio do programa “D + uma chance. Adote uma Vida!”, informa.
A Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal de Sorocaba está localizada na rua Rosa Maria de Oliveira, 345, ao lado do Instituto Humberto de Campos, no Jardim Zulmira. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3202-8006. (Da Redação)