Buscar no Cruzeiro

Buscar

Natureza em ação

Novo ciclone deve atingir Rio Grande do Sul e Santa Catarina

De acordo com o Climatempo, este ciclone não deve ser tão forte como o de meados de junho

05 de Julho de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Ciclone de junho matou 16 pessoas e causou destruição no Rio Grande do Sul
Ciclone de junho matou 16 pessoas e causou destruição no Rio Grande do Sul (Crédito: Prefeitura POA)

A temporada de ciclones extratropicais no sul do País não acabou. Pouco menos de um mês desde que o Rio Grande do Sul teve que lidar com fortes chuvas e ventos na região, o que levou à destruição e morte, a previsão é de que um novo ciclone atinja o Estado a partir de sexta-feira, 7. Desta vez, Santa Catarina também será impactado.

O evento deve durar até domingo, no máximo, a depender das condições que se apresentarão. De acordo com o Climatempo, este ciclone não deve ser tão forte como o de meados de junho. ‘Mesmo assim, entre os dias 7 e 8 de julho a passagem de uma frente fria e posteriormente a formação deste ciclone extratropical poderão causar grandes volumes de chuva, de 100 mm a 150 mm, na região da Grande Porto Alegre, na Serra Gaúcha e litoral norte do Rio Grande do Sul e também em áreas do sul e do leste de Santa Catarina, incluindo a serra e catarinense e a Grande Florianópolis‘, diz.

Chover 100 a 150 mm significa que, em 48 horas, deve cair ao menos 50% da média de chuva normal para julho nestas áreas. Por isso, a recomendação é de que a população do leste/nordeste do Rio Grande do Sul e do sul e do leste de Santa Catarina esteja preparada para lidar com esse grande volume de chuva e com rajadas de vento. Pessoas que vivem em áreas de extremo risco devem deixar o local, se possível, ou procurar a Defesa Civil da sua cidade ou Estado no primeiro sinal de perigo.

Segundo a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, a partir de sexta-feira, 7, já podem haver transtornos relacionados ao grande volume de chuva. ‘Os volumes devem variar entre 40 e 60mm/dia. Com o ciclone, os ventos também ganham força e sopram com velocidades dos 70 aos 90 km/h nas áreas do Leste e Nordeste gaúcho‘, informa.

O órgão diz que no domingo, 9, o tempo volta a ficar firme, mas as temperaturas entram em declínio por conta do afastamento do ciclone.

Hoje, 6, há chances de nevoeiro em toda Santa Catarina e geada na serra catarinense, segundo a Defesa Civil do Estado. Já a partir da noite de sexta, pode haver rajadas de ventos de 40 a 70 km/h em áreas do Grande Oeste, com um ‘risco baixo para ocorrências relacionadas aos ventos nesta área‘. (Estadão Conteúdo)