Astronomia
Nasa publica foto do nascimento de estrelas semelhantes ao Sol
A captura provém da região de formação de estrelas mais próxima da Terra, a 390 anos-luz
A Nasa divulgou nesta quarta-feira, 12, uma nova imagem espetacular do nascimento de estrelas semelhantes ao Sol, em que é possível ver jatos de gás vermelho explodindo no cosmos e poeira incandescente, coincidindo também com o aniversário do telescópio espacial James Webb.
A captura provém da região de formação de estrelas mais próxima da Terra, a 390 anos-luz, situada na nuvem de gás de Rho Ophiuchi.
A imagem, que contém cerca de 50 estrelas jovens de tamanho similar ao Sol, ‘nos permite ser testemunha de um brevíssimo período do ciclo vital estelar com uma nova clareza‘, disse Klaus Pontoppidan, cientista do projeto Webb, explicando que o próprio Sol viveu uma fase como essa ‘há muito tempo‘.
Em 12 de julho de 2022, a agência espacial americana revelou as primeiras fotos coloridas do telescópio, localizado a 1,5 milhão de quilômetros da Terra, o que marcou o início das operações científicas desta joia tecnológica.
‘Em apenas um ano, o telescópio espacial James Webb transformou a visão da humanidade sobre o cosmos, observando através de nuvens de poeira e vendo a luz de cantos distantes do universo pela primeira vez‘, disse o diretor da Nasa, Bill Nelson.
‘Cada nova imagem é uma nova descoberta que permite que cientistas de todo o mundo perguntem e respondam a perguntas com as quais nem sonhavam antes‘, acrescentou.
A região capturada pela imagem divulgada nesta quarta-feira é ‘completamente desolada quando vista com o Hubble‘, explicou Klaus Pontoppidan no Twitter.
Além disso, o telescópio Webb dispõe de combustível suficiente para funcionar durante 20 anos. ‘A missão científica de James Webb está apenas começando‘, finalizou. (AFP)