Buscar no Cruzeiro

Buscar

Informação Livre

Mudança climática e gestão pública é tema de palestra na Câmara

São três conferências por meio de parceria da Escola do Legislativo com o Centro Acadêmico da Fadi

28 de Julho de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: FÁBIO ROGÉRIO / ARQUIVO JCS (29/3/2022))

A Câmara de Sorocaba promove nesta sexta-feira (29), às 10h, a palestra “Mudança Climática e Gestão Pública”, ministrada pela advogada Flávia Bellaguarda. Será a segunda de uma série de três conferências por meio de parceria da Escola do Legislativo com o Centro Acadêmico da Faculdade de Direito de Sorocaba (Fadi). O evento será realizado no plenário da Câmara, gratuito e aberto ao público. Ativista climática, Flávia Bellaguarda é gerente de Relações Internacionais no Centro Brasil no Clima e consultora de Justiça Climática no Climate Reality Brasil.

Sebrae e turismo

O Sebrae, em ação promovida por meio do Conselho de Turismo de Sorocaba (Comtur), órgão ligado à Prefeitura de Sorocaba, promove no dia 9 de agosto, às 18h, na Universidade do Trabalhador (Uniten), o evento “Programa Sebrae de Turismo”. O encontro tem como objetivo apoiar negócios no setor e fortalecer o segmento em Sorocaba e região. As empresas participantes poderão receber consultas individuais gratuitas, a fim de suprir as demandas de cada negócio e com acompanhamento de um profissional especialista do Sebrae. “A ação contribuirá para promover trocas de experiências e a qualificação da oferta de serviços dos negócios a partir da estruturação da gestão, bem como a criação de produtos e serviços e melhoria da experiência turística em Sorocaba”, diz o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), Robson Coivo. A Uniten fica na avenida General Osório, 1.840, Vila Carvalho. As vagas são limitas e as inscrições podem ser feitas pelo link: https://forms.office.com/r/2pbMx2pa5s.

Frente de trabalho

A Prefeitura de São Roque iniciou o período de inscrições para a Frente Emergencial de Trabalho Temporário (FETT), um programa social que emprega trabalhadores para ações de zeladoria, oferecendo uma bolsa-auxílio. A ação tem 100 vagas no município e haverá contratação de 59 profissionais de imediato, sendo que 10% das vagas são destinadas a pessoas com deficiência. As inscrições vão até o dia 5 de agosto. É permitida apenas uma inscrição por núcleo familiar. Os inscritos serão selecionados por meio de processo seletivo. Os beneficiados receberão uma bolsa-auxílio no valor de R$ 1.212 pelo prazo máximo de 24 meses.

Péricles Régis

O vereador Péricles Régis foi oficializado como candidato a deputado estadual pelo Podemos . A confirmação da candidatura ocorreu na convenção partidária realizada dia 24 na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). Ele foi eleito por duas vezes vereador em Sorocaba. Em 2012, Péricles foi responsável pela criação de um grupo no Facebook para divulgar oportunidades de emprego na cidade

Prestando contas

O prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) comentou, ontem (27) sobre a situação do primeiro sorocabano que testou positivo para a varíola de macaco. O jovem, de 28 anos, está isolado, com acompanhamento de técnicos da Vigilância Epidemiológica.

Manga disse que o estado dele é estável, o estágio da doença é leve e o paciente deve ficar isolado por 15 dias. ‘Essa doença é transmissível, mas há necessidade de contato, tomando os cuidados certos de higienização é difícil contrair. A cidade está em alerta para que a doença não se propague‘, explicou o prefeito.

Manga participou também de entrevista na rádio Cruzeiro FM 92,3 e falou sobre a Covid-19. O prefeito explicou que as três UBSs que permaneceram abertas durante o período da noite, na sexta-feira passada, receberam um bom público e o atendimento noturno deve ser mantido para esta semana. O prefeito falou que está encerrando tratativas com o governo do Estado para anunciar, na segunda-feira, a liberação da quarta dose da vacina contra a Covid para pessoas com idade entre 40 e 34 anos.

Rodrigo Manga aproveitou a entrevista para agradecer a colaboração do jornal Cruzeiro do Sul e da rádio Cruzeiro FM 92,3 na divulgação das campanhas de saúde pública durante a pandemia.

Durante a entrevista, Manga falou do último mutirão de emprego, realizado pela prefeitura. Disse que o evento foi, mais uma vez um sucesso, com muitas empresas oferecendo vagas de trabalho. ‘Teve empresa que chegou a oferecer 400 vagas nesse mutirão. E muita gente já saiu de lá empregada‘, contou o prefeito. Para Manga, Sorocaba tem uma perspectiva de crescimento econômico muito boa para 2.023, com mais arrecadação, sem a necessidade de aumentar impostos.

Questionado sobre os problemas de mobilidade urbana no bairro do Campolim, o prefeito disse que na sexta-feira será inaugurada uma obra na avenida Mário Campolim, que deve ajudar a desafogar o trânsito na região. E reforçou a promessa da construção de um mini-túnel para melhor o trânsito no cruzamento entre as avenidas Washington Luís e Antônio Carlos Comitre. Sobre a nova rodoviária, Manga encerrou a entrevista dizendo que já está sendo realizado o projeto executivo do novo prédio o prazo para conclusão desse estudo é de 5 a 6 meses.