Buscar no Cruzeiro

Buscar

Pista de testes da ZF completa 50 anos

06 de Maio de 2020 às 09:01

Atualmente são inúmeros os tipos de testes realizados na pista. Crédito da foto: Divulgação (06/05/20)

 

O campo de provas da ZF, localizado em Limeira, completa 50 anos neste 2020. Inaugurado no final da década de 1970, teve os primeiros testes de sistemas de frenagem sendo realizados em meados de 1978. O volume cresceu ano a ano. Enquanto os Campos de provas de grandes montadoras estão praticamente desativados ou com pouquíssimo movimento, no campo da ZF em 2019 foram mais de 10 mil horas de testes. O campo possui uma área total de 429.000 metros quadrados que permite testar veículos leves e pesados com limite de 10 toneladas por eixo, e já foi palco de testes de inúmeros veículos produzidos no País.

De acordo com Carlos Romano, Gerente de Engenharia de Aplicação da ZF, não é possível mensurar a quantidade de testes já realizados no campo desde a sua fundação, porém o local tem disponibilidade 24 horas por dia, 7 dias na semana, o que torna sua taxa de utilização muito alta. “É nele que diversas fabricantes de peças automotivas e montadoras de veículos colocam à prova suas tecnologias em condições extremas de utilização, em diferentes situações, velocidades e cargas. Tudo isso com o objetivo de oferecer qualidade e segurança aos veículos antes de entrarem em circulação nas ruas e avenidas do País”.

Atualmente são inúmeros os tipos de testes realizados. Desde frenagem, arrefecimento, ruídos, stop-and-go, até homologações de sistemas de frenagem, testes de desempenho de aceleração e retomadas, amaciamento de motores, consumo de combustível, entre outros.

“A ZF utiliza o campo de provas para avaliações de seus próprios sistemas de frenagens e transmissões e parte da grade de utilização é preenchida pelas principais montadoras de veículos leves e pesados (caminhões e ônibus) presentes no Brasil. São prestadores de serviços das montadoras que utilizam as pistas para realizar testes comparativos, verificações e homologações de sistemas de frenagem que atendem normas nacionais e internacionais, além das principais editoras do segmento automotivo nacional que fazem a cobertura das maiores novidades do setor, entre outros", explica Romano.

O centro conta com uma pista de provas principal oval e em asfalto com 4km de extensão total, uma pista de granito polido de baixo atrito de 180m de comprimento, bem como um quadrado de asfalto com dimensão de 65m x 65m dedicada a testes específicos para certas manobras e uma pista de paralelepípedo com 150m de extensão para testes de ruído. A infraestrutura possui ainda garagem e oficina, valeta, elevadores, salas administrativas e portaria com segurança 24 horas.

Alguns dos produtos que fazem parte do portfólio da ZF testados na pista de Limeira são freio a disco dianteiro e traseiro padrão ou elétrico (EPB), disco de freio, freio a tambor, tambor de freio, ABS/ESC, caixa de direção mecânica ou elétrica (EPS) e transmissões produzidas na planta Sorocaba. Todos os produtos passam por rigorosos testes, muitos dos quais além das condições previstas de utilização. (Da Redação, com informação do fabricante)