Buscar no Cruzeiro

Buscar

Nivus tem estreia mundial em evento digital

04 de Junho de 2020 às 00:01

Nivus tem estreia mundial em evento digital Nivus inaugura um novo segmento que mistura elementos de SUV e de cupê esportivo. Crédito da foto: Divulgação

O Nivus é o primeiro produto da Volkswagen apresentado mundialmente de forma totalmente digital. O modelo, com design diferenciado e novos conceitos de conectividade e streaming, foi desenvolvido pela Volkswagen América do Sul e será produzido inicialmente na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo, para comercialização no mercado latino-americano. Em um segundo momento, o modelo será produzido também na Europa.

O Nivus será lançado oficialmente no mercado brasileiro nas próximas semanas. Na Argentina, o modelo chega às concessionárias no fim do segundo semestre deste ano. Em 2021, é a vez de os demais mercados sul-americanos receberem o Nivus, no primeiro semestre. E o modelo será lançado também na Europa, no segundo semestre do ano que vem.

O carro tem um design diferente. É encorpado como um SUV, mas tem um perfil de cupê. As rodas de liga leve de 17 polegadas com desenho exclusivo e os protetores de para-lamas pronunciados também contribuem para um conjunto harmonioso, uma pegada esportiva.

Nivus tem estreia mundial em evento digital Crédito da foto: Divulgação

Os faróis de LED, o DRL (daytime running light) de LED e os faróis de neblina também de LED conferem uma identidade visual única para o Nivus, com iluminação precisa e eficiente em todas as condições de uso. Na grade, o novo logo da Volkswagen está mais simples e bidimensional. E faz sua estreia no Nivus, como o primeiro modelo na região América do Sul. A parte traseira também é atraente: um elemento horizontal une as lanternas de LED, formando uma peça única e elegante. As lanternas começam na tampa traseira e se prolongam até parte da lateral, em uma junção única de estética e funcionalidade. Na parte superior, um spoiler integrado à tampa traseira provoca um efeito de prolongamento do teto, um detalhe essencial para definir o estilo cupê e esportivo do Nivus.

Conectividade

Nivus tem estreia mundial em evento digital O Nivus é o 1º modelo VW desenvolvido na América Latina que será produzido na Europa. Crédito da foto: Divulgação

O VW Play, uma das principais inovações do Nivus, é um marco tecnológico. A central multimídia, desenvolvida no Brasil, oferece uma inédita experiência de usabilidade intuitiva no mercado brasileiro. Com tela de 10 polegadas de altíssima resolução, sensível ao toque, antirriscos e com ‘botões virtuais’, esta plataforma oferece não somente os mais modernos recursos de conectividade, mas também garante uma série de serviços e streaming. Aliado ao painel digital (Active Info Display), cria duas grandes ilhas digitais no painel do Nivus. São duas telas de 10 polegadas interligadas, oferecendo conectividade e entretenimento.

Segurança

Graças à Estratégia Modular MQB, também utilizada pelos modelos Polo, Virtus e T-Cross, é possível adotar equipamentos até então disponíveis somente em veículos de segmentos superiores.

Detector de Fadiga, Isofix e top-tether para fixação de cadeirinha infantil no banco traseiro, Kessy (abertura das portas e partida do motor sem contato com a chave), ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade), auxílio de partida em rampas (HHC) e câmera de marcha-à-ré são outros itens de segurança e conforto presentes no Nivus.

O ACC (Adaptive Cruise Control) está entre os itens mais avançados do Nivus. Ele permite ao motorista ajustar a velocidade e a distância que deseja trafegar em relação ao veículo à frente, e o sistema é capaz de acelerar e frear automaticamente. É o único modelo no segmento de compactos no Brasil. O Nivus vem equipado também com o AEB (Autonomous Emergency Brake), recurso que, ao identificar o iminente risco de uma colisão frontal, freia o carro de maneira autônoma, evitando, em alguns casos, completamente uma colisão.

Nivus tem estreia mundial em evento digital O carro será lançado oficialmente nas próximas semanas. Crédito da foto: Divulgação

Montado sobre a versátil Estratégia Modular MQB que permite ampla flexibilidade de construção graças aos parâmetros variáveis (entre eles, a distância entre-eixos) o Nivus oferece espaço interno ideal para levar com conforto até cinco ocupantes. São 4.266 mm de comprimento, 1.757 mm de largura, 1.493 mm de altura e 2.566 mm de distância entre-eixos. O porta-malas é referência entre hatches compactos e até mesmo a maioria dos utilitários esportivos compactos (SUVs) do mercado, com capacidade para 415 litros. Tal benefício se deve a um design extremamente funcional a partir de uma carroceria em estilo cupê, e se beneficiando de um balanço mais longo.

O Nivus vem equipado com o motor 200 TSI (família EA211) de três cilindros, flexfuel e com injeção direta de combustível. Este propulsor entrega até 128 cv (94 kw) de potência máxima e 20,4 m.kgf (200 Nm) de torque, quando abastecido com etanol. A transmissão é automática de seis marchas. O motor é o mesmo que equipa os modelos Polo, Virtus e T-Cross. (Da Redação, com informações do fabricante)

Galeria

Confira a galeria de fotos