Buscar no Cruzeiro

Buscar

Nivus, o crossover compacto da VW

03 de Setembro de 2020 às 00:01

Nivus, o crossover compacto da VW O Volkswagen Nivus tem potencial para liderar o segmento de SUVs compactos. Crédito da foto: Adalberto Vieira

O Volkswagen Nivus é o mais novo integrante da família da marca que usa a plataforma MQB. Com ela são produzidos o Polo, o Virtus, o SUV T-Cross e agora o SUV Cupê Nivus, um crossover que mistura características de utilitário esportivo com o perfil de um cupê.

Lançado em plena pandemia e de maneira totalmente virtual, o modelo tem despertado interesse no mercado. Especialistas dizem que ele só não deslanchou nas vendas porque sua produção ainda não ganhou velocidade na fábrica Anchieta, em São bernardo do Campo. Com um visual diferenciado e muito próximo de um utilitário esportivo, inclusive na altura em relação ao solo, o Nivus tem tudo para ganhar uma boa fatia do mercado, a começar pelo preço, inferior ao do T-Cross.

Nivus, o crossover compacto da VW O desenho do carro é instigante e permite ao modelo ter um porta-malas generoso. Crédito da foto: Adalberto Vieira

Além de compartilhar a plataforma com os demais membros da família, o Nivus usa o mesmo motor tricilíndrico 1.0 TSI que equipa o Polo, Virtus e T-Cross, o consagrado 200 TSI e o mesmo câmbio automático de seis velocidades. O propulsor entrega 128 cv de potência e 20,4 kgfm de torque quando abastecido com etanol. O motor dá conta do recado. O carro arranca com vigor e não faz o motorista passar vergonha na hora de uma ultrapassagem. Mais leve que o T-Cross ele é mais rápido que o modelo mais antigo e tem retomadas também mais rápidas. E o consumo é baixo.

Ele foi desenvolvido pela equipe de designers e engenheiros da Volkswagen América do Sul e será o primeiro modelo da marca desenvolvido no Brasil a ser comercializado e produzido na Europa. O desenho do carro foge do convencional. Chama a atenção a queda no teto na coluna “C”, desenho típico de cupês, e as lanternas e faróis totalmente em LED. As novas rodas de liga leve de 17 polegadas completam o pacote visual exclusivo. A suspensão do modelo merece elogios.

Nivus, o crossover compacto da VW O acabamento interno poderia ser mais caprichado. Crédito da foto: Adalberto Vieira

O Nivus é vendido em duas versões, a Comfortline, que custa R$ 85.890 e o Highline (R$ 98.290). O T-Cross Comfortline parte de R$ 110.260 e a versão mais cara chega a R$ 120.600.

O Nivus tem um visual mais esportivo. Na parte frontal chama a atenção além da grade bem desenhada o DLR totalmente em LED com uma assinatura visual inédita nos modelos da marca.

A traseira tem as lanternas interligadas por uma faixa plástica preta, assim como no T-Cross. Mas o arranjo interno e principalmente o perfil cupê com o caimento mais acentuado do teto — que lembra um pouco o antigo Pointer — dão personalidade ao Nivus.

Espaço e tecnologia

O Nivus tem capacidade para levar cinco pessoas, embora o espaço para as pernas no banco traseiro seja um pouco reduzido. O desenho do carro permite que ele tenha um generoso porta-malas, capaz de levar 415 litros de bagagem, um dos maiores do segmento de SUVs compactos. O modelo avaliado pelo Motor, versão Confortline, traz bancos revestidos em tecido, com um acabamento muito pobre para essa faixa de preços. Em compensação, o isolamento acústico é primoroso.

Nivus, o crossover compacto da VW Crédito da foto: Adalberto Vieira

O Nivus traz muita tecnologia. São recursos inéditos de segurança e conforto no segmento de compactos, alguns itens disponíveis somente em segmentos superiores. Um deles é o ACC (Adaptive Cruise Control), que permite ao motorista ajustar a velocidade e a distância que deseja trafegar em relação ao veículo à frente. O Nivus inova também com o AEB (Autonomous Emergency Brake), recurso que, ao identificar o eminente risco de uma colisão frontal, freia o carro de maneira autônoma, evitando, em alguns casos, qualquer dado ao veículo ou ferimento ao motorista e passageiros. O pacote de segurança traz ainda o Front Assist, sistema que, por meio de radar e sensores, monitora o tráfego e alerta o motorista, de forma sonora e visual, para evitar colisões.

O novo sistema de infotainment, totalmente desenvolvido no Brasil é o VW Play. Ele traz uma nova tela de altíssima definição e diversas funcionalidades. (Adalberto Vieira)

Galeria

Confira a galeria de fotos