Buscar no Cruzeiro

Buscar

Fábrica de Sorocaba é eleita a melhor do Grupo ZF no mundo

05 de Março de 2020 às 00:01

Fábrica de Sorocaba é eleita a melhor do Grupo ZF no mundo A fábrica de Sorocaba, construída na Zona Industrial em área de 700 mil m², foi inaugurada em 1981. Crédito da foto: Divulgação

A fábrica da ZF em Sorocaba, matriz da empresa na América do Sul, foi considerada a planta industrial com o melhor desempenho em 2019 entre todas as unidades da companhia no mundo. A unidade foi eleita a melhor e mais eficiente, dentre as 230 fábricas da empresa que atua em 40 países.

O reconhecimento faz parte do ZF Excellence Award, um concurso global de melhoria contínua da empresa, distribuído em categorias, sendo uma delas a de planta industrial com melhor desempenho.

Os critérios de avaliação incluem indicadores de segurança, qualidade, melhoria contínua, além de fatores como inovação, lean manufacturing e flexibilidade.

A unidade brasileira passou por um processo de modernização em 2018/2019, especialmente para abrigar a nova linha de produção das inovadoras transmissões TraXon.

Além desta importante premiação, desde 2018 a fábrica de Sorocaba também é o Centro de Competência Global da ZF para produção de eixos agrícolas. Com isso, a coordenação sobre o desenvolvimento de eixos para todos os mercados do mundo atendidos pela ZF é de responsabilidade da unidade brasileira.

[irp posts="114204" ]

 

A unidade sorocabana da ZF se destaca, ainda, por trabalhar com uma linha flexível para produção de eixos agrícolas e de construção, além de outra voltada para vários modelos de transmissões e aplicações distintas na área de veículos comerciais.

A produção pode seguir de forma intercalada ou não, não sendo necessário que seja sequenciada ou que haja intervalos para troca do modelo de transmissão a ser produzido. A linha de transmissões foi a primeira de todas do Grupo ZF no mundo a operar de forma flexível, adaptando-se à demanda dos clientes.

Tradição de qualidade

Fábrica de Sorocaba é eleita a melhor do Grupo ZF no mundo A planta de Sorocaba se destacou entre 230 fábricas de 40 países. Crédito da foto: Divulgação

Acompanhando a implantação da indústria automobilística brasileira, o Grupo ZF iniciou a construção, em agosto de 1958, de uma fábrica em São Caetano do Sul, a primeira unidade da empresa fora da Alemanha. O primeiro produto produzido por essa fábrica foi a transmissão utilizada pelo DKW Vemag, em 1959.

Na sequência, a ZF do Brasil passou a fornecer transmissões e direções para veículos comerciais. Poucos anos depois foi iniciada a produção dos reversores marítimos para embarcações de trabalho e lazer, que representou um sinal da diversificação de atuação da empresa.

[irp posts="115471" ]

 

Com o aumento da produção, a capacidade da unidade do ABC chegou ao limite e a solução foi a construção de um novo complexo industrial em Sorocaba, em área de 700 mil m². A partir de 1997 toda a produção de São Caetano foi transferida para a nova planta. Com a diversificação da produção, a empresa possui hoje unidades produtivas em mais cinco cidades paulistas, uma na Argentina e um centro de distribuição em Itu. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos