Modelo híbrido Lexus NX 300h traz eficiência em grande estilo
O Lexus NX 300h é o carro mais vendido da marca de luxo no Brasil. Crédito da foto: Adalberto Vieira
O utilitário esportivo NX 300h da Lexus, marca premium do grupo Toyota, é o veículo mais vendido do fabricante no Brasil. A linha NX chegou ao Brasil em 2015 e já representa em torno de 50% das vendas da Lexus no mercado nacional e serve também como vitrine da tecnologia híbrida utilizada pelo fabricante.
A Lexus, por sinal, no último Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, realizado no ano passado, fez um anúncio público de que a partir daquele momento só venderia modelos híbridos no mercado brasileiro.
Na ocasião, a Lexus mostrou em seu estande, entre outros lançamentos, a linha 2019 do NX 300h que chegou em três versões (Dynamic, Luxury e F-Sport), todas híbridas, com alto índice de conforto a bordo.
O modelo híbrido é mais econômico quando utilizado em ambiente urbano. Crédito da foto: Adalberto Vieira
O sistema Lexus Hybrid Drive que equipa a linha NX 300h 2019 traz um motor a combustão de quatro cilindros (2,5 litros) movido a gasolina e um motor elétrico síncrono de ímã permanente, que funciona em conjunto a uma bateria híbrida de níquel. Essa combinação oferece uma direção muito silenciosa e confortável.
A combinação do motor a combustão e o propulsor elétrico entregam 194 cv de potência. Há ainda um segundo motor elétrico traseiro, que faz parte do sistema de tração AWD. O AWD é acionado por demanda em situações específicas, direcionando força para duas ou quatro rodas de acordo com a necessidade do momento.
O sistema é capaz de acionar um ou outro e até combinar os dois quando necessário para oferecer a potência ideal de acordo com as necessidades e o modo de condução do motorista.
O fabricante informa que com o sistema híbrido funcionando, a emissão de CO2 cai 26% e a redução do consumo de combustível em ambiente urbano pode chegar a 52%, de acordo com o Programa de Etiquetagem do Inmetro, uma eficiência energética muito superior ao modelo equipado somente com motor a gasolina.
A otimização de combustível e a redução de gases poluentes, mais a transmissão do tipo Hybrid Transaxle, garantiram ao modelo nota “A”, como classificação na categoria de veículos extragrandes.
O carro traz muita tecnologia e espaço interno. O porta-malas leva 475 litros. Crédito da foto: Adalberto Vieira
A motorização híbrida e o aparato tecnológico do carro permitem a escolha entre quatro modos de direção: Normal, Eco (que prioriza a economia de combustível), Sport (para uma condução mais esportiva), que já existiam na versão anterior, e o novo modo EV, que aciona apenas o motor elétrico e é ideal para trajetos curtos em que o motorista mantém velocidade baixa.
Ao volante
O Lexus NX 300h é um carro muito gostoso de dirigir. De porte avantajado, é fácil de manobrar com o auxílio da parafernália eletrônica. A combinação do motor convencional de 155 cv com os motores elétricos proporcionam arranques vigorosos e retomadas convincentes.
Apesar de ser um veículo alto passa sempre a sensação de segurança nas curvas e o isolamento acústico é elogiável. O curioso é que no uso diário o veículo é mais econômico na cidade do que em rodovias. Isto porque em ambiente urbano, o motor elétrico tem oportunidade de funcionar mais tempo, ao contrário do que acontece na estrada, quando o motor a combustão sempre está em funcionamento.
Na tela do painel, informações sobre o carregamento das baterias. Crédito da foto: Adalberto Vieira
Preços
A versão de entrada do modelo é a Dynamic, que custa R$ 219.900. A intermediária, a Luxury, tem preço sugerido de R$ 229.990 e a topo F-Sport R$ 249.990.
Só veículos híbridos
A Lexus deu uma guinada no mercado brasileiro ao anunciar, durante a apresentação de seus novos modelos no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, há um ano, que o Brasil seria o primeiro mercado da marca no mundo a receber exclusivamente modelos híbridos. A marca, desde 2016, trabalha para se consolidar como pioneira na apresentação de um portfólio 100% produzido com motorização híbrida no Brasil.
Toda linha da Lexus vendida no Brasil tem motor híbrido. Crédito da foto: Adalberto Vieira
Na ocasião foram apresentados o sedã médio de luxo ES 300h e o SUV compacto UX 250h. As novidades marcaram uma nova era da Lexus no Brasil, que desenvolveu diversas melhorias de design, conforto e desempenho para oferecer produtos diferenciados e de qualidade superior.
Outra atração do estande foi o RX 450h L, SUV de sete lugares para compor a linha totalmente híbrida da marca. Outro destaque do estande foi a exposição do LC 500h, modelo usado nas gravações do filme Pantera Negra, da Marvel.
Os veículos da Lexus são comercializados no Brasil desde 1994, inicialmente com vendas nos concessionários Toyota. Desde 2012, quando foi inaugurada a primeira concessionária exclusiva, a marca expandiu sua rede para todo o país. A marca está presente an mais de 70 países e já superou a marca de um milhão de veículos híbridos vendidos em todo o mundo. (Adalberto Vieira)
Ficha técnica
O NX 300h chama atenção pelo porte elegante e pela grade avantajada, a assinatura visual da marca. Crédito da foto: Adalberto Vieira
Lexus NX 300h Dynamic
Motor: 2.5, gasolina (155 cv) + elétrico, bateria de 1,3 kWh
Potência combinada: 194 cv
Torque: 27,6 kgfm
Transmissão: automática, CVT
Suspensão: McPherson na dianteira e braços sobrepostos na traseira
Freios: disco ventilado (dianteira), disco sólido (traseira)
Dimensões: 4,64 m (comprimento), 1,84 m (largura), 1,64 m (altura), 2,66 m (entre-eixos)
Porta-malas: 475 litros
Consumo: 12,3 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada
Aceleração 0 a 100 km/h: 9,2 segundos
Velocidade máxima: 180 km/h
Preço: R$ 229.990
Galeria
Confira a galeria de fotos