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A importância do sistema de freio e seus componentes

O sistema de freio automotivo é um dos sistemas mais importantes que compõem o automóvel e que mais afetam a segurança ao dirigir um veículo — junto com a suspensão e a direção. Conhecê-lo bem e entender o seu funcionamento são quesitos essenciais para manter o carro sempre em ordem e não correr riscos de nenhum tipo. O sistema de freio possui diversos componentes que trabalham em conjunto para desacelerar e parar completamente um veículo. Além disso, este sistema mantém o carro parado.

Seu acionamento acontece de duas formas: avalancha e pedal. Ao pressionar o pedal, o movimento é transferido ao servo freio por meio de uma alavanca ou acionador eletrônico. A alavanca aumenta a força e repassa para o cilindro mestre. Quando isto acontece, o fluido hidráulico, que está presente no veículo, é empurrado e conduzido aos demais componentes, através da tubulação do sistema.

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Cada componente do sistema de freio automotivo possui sua função única, por isto, todos os componentes se completam e formam o sistema. Sendo assim, conhecer cada item e suas aplicações é essencial para facilitar a compreensão do funcionamento desse conjunto e para entender como cada peça afeta o seu desempenho.

Pedal: É a peça que está em contato direto com o motorista durante a condução do veículo. Quando o pedal é pressionado, as rodas são bloqueadas, desta forma, ocorre a redução da velocidade.

Alavanca: Não é recomendado quando se quer parar o veículo, pois ao puxar o freio de mão, nome pelo qual é conhecido, acontece o travamento apenas das rodas traseiras, o que pode causar a derrapagem do carro. Desta forma, sua função essencial é manter o veículo parado. É importante lembrar que os apesar de parar o veículo, o pedal e a alavanca funcionam de maneira independente.

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Disco de freio: o disco está conectado à roda, acompanhando seu movimento, e é utilizado para desacelerar e parar o carro quando um material abrasivo é pressionado contra ele.

Tambor: esta peça tem como objetivo gerar atrito para desacelerar o veículo. Ele tem o formato semelhante à de uma panela e, normalmente, está presente nas rodas traseiras do veículo.

Pastilhas: quando pressionados contra o disco ou o tambor, geram o atrito necessário para desacelerar o veículo. As pastilhas são usadas em sistemas com freio a disco; as lonas, em modelos a tambor.

Sapata de freio:  este componente tem função de apoiar as lonas de freio, servindo de suporte. São classificadas como primárias, quando a força aplicada segue o mesmo sentido de rotação do tambor, e secundárias, quando aplicada em sentido contrário.

Estes são apenas alguns componentes do automóvel. É importante que o condutor tenha uma noção de cada sistema, para poder garantir sua segurança e procurar por auxílio antes que um problema mais sério aconteça.

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É comum que haja algum defeito nestas peças que compõem o sistema de freio, sendo assim, busque um centro automotivo que seja de confiança, com mecânicos capacitados para identificar qualquer problema que seu carro possa apresentar. Sendo assim, o profissional capacitado pode fazer a substituição, com peças que podem ser adquiridas em autopecasonline24.pt ou lojas físicas. Outro ponto importante: a não ser que você possua os conhecimentos necessários para realizar reparos e substituições, não os faça.

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