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Iluminação pública

Moradores da Vila Odin reclamam de ficarem muito tempo no escuro

Problema acontece na rua João Ribeiro de Barros há quatro meses, mas há relatos em outros bairros

24 de Novembro de 2021 às 13:12
Vanessa Ferranti [email protected]
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Moradores da Vila Odin, zona norte de Sorocaba, reclamam da demora para a substituição da iluminação pública na rua João Ribeiro de Barros. De acordo com eles, o problema acontece há quatro meses.

Preocupada com a situação, a aposentada Helbe Rodrigues Simões, de 69 anos, diz que esse problema é frequente e, quando acontece a manutenção, as lâmpadas não duram um ano.

“Quando escurece, faz muita falta. A região de toda a casa fica escura, eu tenho videofone, mas não consigo identificar se passa alguém no local”, conta.

Além disso, a munícipe mora com os pais que precisam de uma cuidadora. O problema é que a funcionária se arrisca ao sair do trabalho à noite. “Ela cuida da minha mãe e do meu pai e ficamos preocupados com ela saindo nessa rua escura”.

Para tentar resolver a situação, Helbe entrou em contato com a Prefeitura de Sorocaba, mas não teve nenhum retorno. “A informação que tivemos foi através do jornal que estava sem contrato com empresa de energia”.

A falta de iluminação em Sorocaba também acontece em outros pontos da cidade. De acordo com moradores, o problema é frequente na rua Paulo Emanuel de Almeida, no Wanel Ville, em ruas do bairro Iporanga 2 e na rua Serafim de Souza, no Jardim Betânia.

Segundo dados da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), em 2020, foram registrados 9.611 pedidos de manutenção em iluminação pública e 9.932 pedidos até outubro de 2021, sendo a zona norte a região onde se concentra o maior número de solicitações, por conta de sua extensão e densidade demográfica.

Ainda de acordo com a secretaria, as causas do problema estão mais relacionadas à vida útil e à exposição temporal dos equipamentos, além de algumas ocorrências por reconexão do ponto à rede de energia elétrica.

Sobre a falta de manutenção da iluminação pública da cidade, o jornal Cruzeiro do Sul questionou a Prefeitura de Sorocaba. A Serpo informou que encerrou os trabalhos com a empresa contratada pela gestão pública anterior, pois estava deixando muito a desejar no atendimento e que, desde outubro deste ano, a empresa prestadora é nova e conta com uma equipe dobrada.

A prefeitura ressaltou também que está realizando na cidade uma força-tarefa entre equipes dessa nova empresa contratada e da Serpo, para colocar em ordem todos os pedidos de manutenção em iluminação pública que estão registrados nos canais de atendimento da prefeitura, incluindo o caso da rua João Ribeiro de Barros.

Para abrir uma solicitação, é necessário entrar em contato com a prefeitura pelo telefone 156; pelo site; WhatsApp (15) 99129-2426; nas Casas do Cidadão; ou pelo Portal de Iluminação. Após o pedido, o prazo de atendimento é de até 20 dias corridos. (Vanessa Ferranti