Sorocaba
Moradora pede retirada de galhos há 11 dias no Jardim Vera Cruz
A proprietária do imóvel afirma que solicitou a retirada junto à Prefeitura, mas sem sucesso
Galhos de árvore permanecem caídos há 11 dias sobre uma casa na rua Manuel Herrera, no Jardim Vera Cruz, em Sorocaba. A proprietária do imóvel, a cuidadora de idosos e diarista Cássia Aparecida Magiori, de 61 anos, afirma que solicitou a retirada junto à Prefeitura, sem sucesso. Segundo ela, a situação oferece riscos desde 3 de novembro.
A árvore fica na calçada em frente à residência de Cássia. Os galhos atingiram os telhados de uma cozinha em construção e a parte da frente da casa. Ela e o filho cortaram partes da árvores que foram possíveis, mas temem subir no telhado, pois a estrutura não está confiável. “Tem que ser pessoas que saibam executar o serviço com uma serra”, disse.
Por conta da situação, Cássia tem medo de uma nova chuva forte atingir a cidade. “Cairia tudo de uma vez”, disse ela. Em seu quintal vivem seis cachorros e ela temem que eles também sofram algum tipo de acidente.
A munícipe informa ter acionado a Prefeitura várias vezes, porém, até ontem (14) não tinha sido atendida. Ela também informou pede, “há tempos”, que a Prefeitura providencie a poda a árvore, mas também não obteve resposta.
O que diz a Prefeitura
Questionada pela reportagem, a Prefeitura informou ontem que uma equipe irá providenciar a remoção dos galhos e demais providências necessárias acerca da referida árvore hoje (15) e orientou que para solicitações de poda ou retirada de árvores, o morador deve preencher documentação disponível no site http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/licenciamento/ e dirigir-se até uma unidade da Casa do Cidadão. As solicitações de poda de árvores em calçadas podem ser solicitadas pelo telefone 156. (Vinicius Camargo)