Buscar no Cruzeiro

Buscar

Os desafios da reciclagem do plástico

05 de Junho de 2019 às 11:33

Inovações já possibilitam avanços na reciclagem do plástico, mas o desafio ainda é grande. Foto: Emídio Marques (11/5/2010)

Enfrentar o gigantesco desafio da reciclagem de plásticos envolve entender e levar em conta seus aspectos multidimensionais. Somente uma abordagem global pode permitir o surgimento de respostas viáveis e adaptadas.

A complexidade técnica da reciclagem de plásticos é bem conhecida: multiplicidade de resinas, camadas sucessivas dentro da mesma embalagem, incompatibilidades químicas, presença de poluentes, aditivos e outras impurezas. A reciclagem de plásticos é um verdadeiro desafio técnico diariamente para recicladores. No entanto, muito já foi feito e as inovações trazem novas soluções todos os dias.

[irp posts="127391" ]

 

Igualmente importante e às vezes menos conhecido pelo público, os obstáculos econômicos permanecem vívidos: custos logísticos elevados, ambiente fiscal inadequado, concorrência com materiais virgens, dificuldades ou falta de financiamento. Esta dimensão econômica pode ser uma barreira fatal.

Finalmente, a implementação de soluções sustentáveis é possível apenas em um quadro jurídico claro e estável, que define as responsabilidades e obrigações de cada um dos atores da cadeia. Sem isso, o desenvolvimento de projetos industriais viáveis permanece incerto.

Especialista em logística, desenhador e operador de centros de triagem de alto desempenho, reciclador e produtor de matérias-primas secundárias: a Veolia está na encruzilhada dessas três dimensões, com expertise indiscutível. Sua contribuição para reflexão e ação é fundamental para apoiar todos os atores da cadeia de plásticos na definição e implementação de soluções globais. A participação ativa da Veolia na Alliance to End Plastic Waste é a expressão concreta desse desejo de repensar nossa relação com os plásticos.

Christophe Bonaldi - Gerente de Projetos Veolia Brasil