Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

MEC confirma construção de mais duas escolas de ensino fundamental

Com mais essas unidades, a cidade deverá abrir cerca de 4 mil vagas de acordo com a Secretaria da Educação

15 de Março de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Anuncio foi feito pelo ministro Camilo Santana ao prefeito Rodrigo Manga, que esteve em Brasília acompanhando do secretário Márcio Carrara
Anuncio foi feito pelo ministro Camilo Santana ao prefeito Rodrigo Manga, que esteve em Brasília acompanhando do secretário Márcio Carrara (Crédito: DIVULGAÇÃO / SECOM)

A Prefeitura de Sorocaba acaba de ter a confirmação de recursos do governo federal para a construção de mais duas unidades escolares no município, totalizando 17 novas escolas em apenas um ano. Conforme a Secretaria Municipal da Educação (Sedu), o conjunto de obras será suficiente para zerar a fila de espera por vagas na rede municipal de ensino.

O anúncio das novas unidades foi feito pelo ministro da Educação (MEC), Camilo Santana, em Brasília (DF), durante reunião com o prefeito Rodrigo Manga, acompanhado do secretário municipal da Educação de Sorocaba, Márcio Carrara.

De acordo com a Sedu, com mais essas unidades de ensino fundamental, Sorocaba deverá abrir cerca de 4 mil vagas, “fazendo frente à demanda existente e ao crescimento acelerado do município”. Os locais escolhidos para as construções foram o bairro Pizza Di Roma e o Parque São Bento.

Obras em andamento

O programa de ampliação de vagas na rede municipal de ensino tem obras em andamento e outras prestes a serem iniciadas. Conforme a Sedu, estão sendo construídas creches no modelo do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com recursos do governo federal, nos jardins dos Alpes de Sorocaba e Santo Amaro, ambas com 10 salas de aula, para atender 188 alunos. Já no bairro Júlio de Mesquita Filho e Jardim Monterrey, as unidades, também no padrão FNDE, terão cinco salas e atenderão 94 alunos.

Crianças das imediações do Jd. Santa Rosa, igualmente serão contempladas com uma creche, modelo FNDE, com 10 salas para 188 alunos. Na Vila Almeida, a unidade FNDE terá cinco salas, apta a atender 94 alunos. Enquanto, no Jd. Itália, que fica na região do Éden, a unidade será construída com recursos da própria Prefeitura. Serão 10 salas de aula, para 188 alunos. No Jd. dos Pássaros, os recursos para a construção também vêm do Município. Serão 10 salas e capacidade para 188 alunos. Por fim, serão entregues mais duas novas creches no Parque São Bento, em dois endereços, cada uma com 10 salas e capacidade para 188 alunos.

Com recursos do município, também serão construídas escolas municipais de ensino fundamental no Jd. Amália, Parque São Bento, onde a demanda também é maior, serão 27 salas de aula, para 1.890 alunos. (Da Redação com informações da Secom)