Sorocaba
MEC confirma construção de mais duas escolas de ensino fundamental
Com mais essas unidades, a cidade deverá abrir cerca de 4 mil vagas de acordo com a Secretaria da Educação
A Prefeitura de Sorocaba acaba de ter a confirmação de recursos do governo federal para a construção de mais duas unidades escolares no município, totalizando 17 novas escolas em apenas um ano. Conforme a Secretaria Municipal da Educação (Sedu), o conjunto de obras será suficiente para zerar a fila de espera por vagas na rede municipal de ensino.
O anúncio das novas unidades foi feito pelo ministro da Educação (MEC), Camilo Santana, em Brasília (DF), durante reunião com o prefeito Rodrigo Manga, acompanhado do secretário municipal da Educação de Sorocaba, Márcio Carrara.
De acordo com a Sedu, com mais essas unidades de ensino fundamental, Sorocaba deverá abrir cerca de 4 mil vagas, “fazendo frente à demanda existente e ao crescimento acelerado do município”. Os locais escolhidos para as construções foram o bairro Pizza Di Roma e o Parque São Bento.
Obras em andamento
O programa de ampliação de vagas na rede municipal de ensino tem obras em andamento e outras prestes a serem iniciadas. Conforme a Sedu, estão sendo construídas creches no modelo do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com recursos do governo federal, nos jardins dos Alpes de Sorocaba e Santo Amaro, ambas com 10 salas de aula, para atender 188 alunos. Já no bairro Júlio de Mesquita Filho e Jardim Monterrey, as unidades, também no padrão FNDE, terão cinco salas e atenderão 94 alunos.
Crianças das imediações do Jd. Santa Rosa, igualmente serão contempladas com uma creche, modelo FNDE, com 10 salas para 188 alunos. Na Vila Almeida, a unidade FNDE terá cinco salas, apta a atender 94 alunos. Enquanto, no Jd. Itália, que fica na região do Éden, a unidade será construída com recursos da própria Prefeitura. Serão 10 salas de aula, para 188 alunos. No Jd. dos Pássaros, os recursos para a construção também vêm do Município. Serão 10 salas e capacidade para 188 alunos. Por fim, serão entregues mais duas novas creches no Parque São Bento, em dois endereços, cada uma com 10 salas e capacidade para 188 alunos.
Com recursos do município, também serão construídas escolas municipais de ensino fundamental no Jd. Amália, Parque São Bento, onde a demanda também é maior, serão 27 salas de aula, para 1.890 alunos. (Da Redação com informações da Secom)