Buscar no Cruzeiro

Buscar

Rodolfo Amorim leva ‘Galo índio’ ao Sesi

01 de Maio de 2019 às 21:28

Monólogo autobiográfico revisita memórias da infância e rompe o silêncio em relação ao suicídio de seu pai. Crédito da Foto: Renato Bolelli Rebouças/Divulgação

Sucesso de crítica, o espetáculo teatral “Galo índio”, interpretado pelo ator Rodolfo Amorim será encenado neste sábado (4), às 20h, no Sesi Sorocaba. A peça abre a programação artística de maio, que contará também com mostra de cinema holandês infantojuvenil e shows da banda U2 Revisited e do cantor e compositor Júlio Moura.

[irp posts="34189" ]

 

Monólogo autobiográfico produzido pelo grupo Manto e dirigido por Antônio Januzelli, o Janô, “Galo índio” estreou no ano passado e cumpriu temporada no Teatro da Trupé, com apoio da Lei de Incentivo à Cultura (Linc). Depois, circulou por vários teatros da capital paulista e agora retorna a Sorocaba em única apresentação. Com aproximadamente uma hora de duração, a peça escrita e interpretada pelo ator sorocabano Rodolfo Amorim revisita memórias da infância e rompe o silêncio em relação ao suicídio de seu pai.

O título do monólogo, que faz alusão ao apelido do ator na infância, em virtude de seu comportamento briguento e das unhas afiadas propositadamente para arranhar os desafetos, explora as potências cênicas do relato de um órfão de um pai suicida.

Com cerca de 60 minutos de duração, a peça apresenta um depoimento íntimo e delicado do próprio ator e autor, baseado em documentos, relatos de pessoas próximas ao pai e, principalmente, em fragmentos de suas lembranças de infância.

Para o ator, o monólogo foi a maneira encontrada para apurar indícios de respostas a perguntas que o perseguiam desde pequeno e, ao mesmo tempo, quebrar o silêncio sobre o assunto, que desde o luto de seu pai, se tornou um tema proibido na família. “Foi um acontecimento que ficou muito presente na minha cabeça, principalmente na minha infância, mas sempre havia um silêncio. Toda vez que eu procurava saber, os assuntos eram desviados”, disse o ator, ao Mais Cruzeiro.

Em virtude da reforma no Teatro do Sesi, que deve ser concluída no final do ano, o espetáculo será encenado na nova sala de dança do Centro de Esportes e Lazer da unidade, cuja capacidade é de cerca de 50 pessoas. As obras no Sesi também provocam interdição de parte da rua Duque de Caxias, por isso, o acesso ao Centro de Esportes e Lazer deve ser feito pela rua Gustavo Teixeira. Os ingressos serão distribuídos no local com uma hora de antecedência e a classificação indicativa é de 12 anos.

Anote na agenda

A programação de maio também conta com tributo à banda irlandesa U2, com o grupo U2 Revisited. O show ocorrerá no dia 24 (sexta), às 20h, no ginásio da unidade e a entrada será gratuita. Formada por músicos de Limeira em 1998, a U2 Revisited se destaca nacionalmente pela preocupação em reproduzir fielmente tanto no visual quanto na sonoridade, inclusive nos menores detalhes, a carreira do U2. O show apresenta os maiores sucessos da carreira do U2 como “Beaultiful day”, With or without you” e “Sunday bloody sunday”. A banda é formada por Marco Zannini, Caio Bastolomeu, Renê Zannini e André Castro.

Já no dia 31 (sexta), às 16h30, o Sesi recebe show do cantor e compositor sorocabano Júlio Moura, que estará acompanhado do guitarrista Fábio Leal e do sanfoneiro Beto Correa, reproduzindo a mesma sonoridade registrada no EP (extended play) “Em frente”.

Destacado pela sonoridade rica e criativa gerada a partir do contraponto entre guitarra e sanfona, o EP reúne seis músicas autorais de Júlio Moura, produzidas em parceria com a dupla de músicos. O trabalho autoral marca o início da carreira solo de Júlio Moura, ex-vocalista da banda sorocabana Mariamadame. O ponto de contato entre cada uma das seis faixas, disse Júlio ao Mais Cruzeiro, está na temática ligada à redescoberta de sua própria ancestralidade. “A questão da negritude vinha cutucando e até então eu não tinha conseguido falar. Quis explorar a questão da minha família, da herança do sangue negro e da vivência e da influência da cultura negra no Brasil”, comentou.

Cinema infantojuvenil holandês

Neste mês, o Sesi Sorocaba retoma as sessões da Mostra Cine Sesi-SP no Mundo, que terá como destaque produções infantojuvenis holandesas, com apoio da Eye Film Institut Netherlands. As exibições ocorrem sempre aos sábados, às 16h, na sala de dança, e a entrada é gratuita. A abertura ocorre no dia 11 de maio com o longa “Alfie, o pequeno Lobisomem”, de Dolfje Weerwolfje. Alfie é o filho adotivo da família Vriends, que o criou com todo o carinho. O que ninguém esperava é que o menino fosse um lobisomem. Seu irmão mais velho, Timmie, o ajuda a manter segredo na escola, mas uma vizinha assustada acaba chamando um grupo de caçadores de alienígenas para investigar a vizinhança.

No dia 18, as crianças poderão conferir o filme “Quais são as chances?”, de Nicole van Kilsdonk. O pai de Kiek é médico em regiões de conflitos, e está indo para um país em guerra. Quais são as chances de ele não voltar vivo de lá? A mãe explica que são poucas, mas não é o suficiente para tranquilizar a garota. Kiek então começa a fazer tudo o que pode para diminuir as chances de perder seu pai.

Fechando a programação de abril, o longa “Aprender é divertido”, de Barbara Bredero, será exibido no dia 25. A película conta a história de Kees, um professor substituto que se identifica mais com as crianças, sempre prontas para se divertir, do que com seus colegas de profissão, muito preocupados com disciplina. Além de provar para a rabugenta diretora que ele é capaz de ensinar os estudantes sem tirar deles o espírito brincalhão, Kees terá que ajudar Tobias, um aluno que está em luto pela perda do pai. (Felipe Shikama)