Buscar no Cruzeiro

Buscar

Exposição ‘Olhar Sensível’ chega à biblioteca da Facens

02 de Setembro de 2018 às 14:32

Exposição ‘Olhar Sensível’ chega à biblioteca da Facens Mostra foi apresentada também no Macs e projeto tem como foco a inclusão. Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (9/3/2018)

Composta por 13 imagens capturadas por pessoas com deficiência visual e baixa visão e impressas em 3D, a exposição “Olhar sensível” poderá ser vista neste mês na Biblioteca da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens).

Premiada na 8ª Edição do Prêmio Ibero-americano de Educação e Museus, um dos mais importantes da museologia de toda a América Latina, a exposição é o desdobramento de uma ação realizada pelo Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (Macs), com foco artístico e de inclusão, que promoveu experiência tátil e auditiva para pessoas com deficiência visual.

A participação da Facens na exposição começou no ano passado, quando Teco Barbero, jornalista, fotógrafo, professor de fotografia e colaborador da equipe de marketing da faculdade foi convidado pelo Macs para dar aulas para um grupo de pessoas com deficiência visual e baixa visão. “Foi a primeira vez que ministrei um curso em Sorocaba com a responsabilidade de sensibilizar outras pessoas com deficiência”, explica Teco, que nasceu com apenas 0,5% de visão.

Segundo ele, eram 13 alunos, com idades entre 20 e 53 anos, cegos ou com baixa visão e nenhuma experiência anterior em fotografia. Primeiramente, o grupo passou por um processo de sensibilização fotográfica de conteúdo teórico e prático, e depois partiu para a produção de fotos de objetos, paisagens e retratos, sob orientação de Teco Barbero e coordenação da artista plástica Silvana Sarti. Ao final do curso, as fotos foram selecionadas pela curadoria do Macs e por Teco Barbero e encaminhadas para o Fab Lab da Facens, que imprimiu todas as fotos com a tecnologia necessária para uma experiência tátil por toda a exposição.

A impressão foi feita em placas de plástico e os objetos das fotos foram projetados com um centímetro de altura aproximadamente. “As imagens passaram por um processo de relevo e textura, que possibilitam a uma pessoa com baixa visão, cega ou vendada distinguir as imagens pelo tato”, explica Siron Pereira, coordenador do Fab Lab da Facens.

Além das impressões em 3D, a exposição conta com fotos impressas em papel fotográfico, imagens em relevo e um roteiro para que as pessoas possam se guiar durante a exposição. Compõem a mostra as imagens produzidas por Carla Aparecida Lima, Carla Cristina Luna da Silva, Edwilson Akira Nagatomo, Giovanna Garcia Guerreiro, Iara Cordeiro, Iraci Aparecida Gomes, Ivone Aparecida Almeida, Jean Carlos da Silva Lima, Luis Carlos Domingues, Luiz Carlos Queirós Junior, Marcia dos Santos Lelis, Márcio José de Lima e Priscila Lopes de Castro.

Serviço

Exposição “Olhar sensível”

Até 29 de setembro

Entrada gratuita

De segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, e aos sábados, das 8h às 17h.

Facens (rua rodovia Senador José Ermírio de Moraes, Castelinho km 1,5, Alto da Boa Vista).