Cultura Mais Cruzeiro

Destruição de antiga estação será investigada pela Polícia Federal

Informação é do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), orgão federal proprietário do imóvel
Destruição de antiga estação será investigada pela Polícia Federal
O prédio histórico, datado de 1899, ficou em ruínas após a demolição. Crédito da foto: Erick Pinheiro

A Polícia Federal de Sorocaba investigará o crime de destruição do prédio da antiga estação de trem do Passa Três, construída em 1899 no bairro de Brigadeiro Tobias. A informação é do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), orgão federal proprietário do imóvel. Segundo a autarquia, foi instaurado procedimento administrativo para apurar os fatos e o primeiro passo foi formalizar a denúncia à PF, “que executará com as diligências necessárias para o deslinde da responsabilização do ato depredatório”.

Leia mais  Estação Passa Três, em Brigadeiro Tobias, é destruída por invasor

 

A antiga estação — o primeiro prédio de alvenaria do bairro, que há anos sofria com invasões e depredação — foi parcialmente demolida na tarde de segunda-feira por pelo menos um invasor que, segundo vizinhos, estaria separando materiais dos escombros.

Há três anos, a Associação Sorocabana — Movimento de Preservação Ferroviária (MPF-Sorocabana) formalizou ao Conselho Municipal de Patrimônio Histórico de Sorocaba (CMDP) um pedido de abertura de estudo de tombamento em nível municipal do prédio. O presidente do CMDP, Alberto Streb, disse que o estudo “estava para ser instruído”, mas o órgão colegiado aguardava manifestação do Dnit.

Já a autarquia federal informou, via nota, que foi notificada pelo Conselho em 20 de abril de 2017 sobre o estudo, porém, até o momento, “não houve a manifestação daquele CMDP quanto à ultimação do tombamento do bem”. (Da Redação)

Comentários

CLASSICRUZEIRO