Buscar no Cruzeiro

Buscar

Coletivo TT6 apresenta ‘As criadas’ no Sesc

16 de Maio de 2019 às 20:33

Coletivo TT6 apresenta ‘As criadas’ no Sesc O roteiro de “As criadas” é uma “clássica relação arquetípica mostrada de uma forma muito humana”, reflete Sbrana. Crédito da foto: Divulgação

Clássico da dramaturgia mundial escrito em 1947, pelo francês Jean Genet, o espetáculo teatral “As criadas” será apresentado nesta sexta-feira (17), às 20h, no teatro do Sesc Sorocaba. A montagem é do Coletivo TT6 Senac, composta por alunos formandos do curso técnico de teatro do Senac Sorocaba, sob a direção do arte-educador Hamilton Sbrana.

Em “As criadas”, Genet relata uma trágica narrativa alegórica onde duas irmãs, empregadas domésticas, trabalham em regime de quase escravidão e constroem elaborados rituais, enquanto sua patroa está fora. Nesses rituais elas reproduzem um jogo de patroa e criada, que tem por fim um desfecho trágico, pois planejam incessantemente a morte dela.

Segundo Sbrana, trata-se de uma “clássica relação arquetípica mostrada de uma forma muito humana: doída, um pouco engraçada e sempre atual, pois fala sobre o opressor e o oprimido”, diz. “Elas sonham com a morte da madame; uma verdadeira obsessão que trabalha sempre sobre as ambiguidades”, complementa.

Sbrana comenta que Genet escreveu esse texto em 1947 no tempo em que ficou preso e, como a maioria de suas obras, “tem características bastante únicas tornando-as incrivelmente atuais, principalmente no Brasil”. A inspiração de Genet para “As criadas”, foi um caso real ocorrido na França das irmãs Papin, que mataram a patroa e sua filha no ano 1933. Esse relato cênico da revolta das empregadas pelo constante abuso e opressão, traz à nossa realidade uma reflexão que instiga nossas opiniões perante as reformas governamentais do país.

O coletivo TT6 Senac é produto do Curso Técnico em Teatro do Senac Sorocaba, que tem uma carga horária de 800 horas e inclui na grade circular aulas de interpretação, improvisação, história do teatro mundial, caracterização, expressão do corpo, expressão da voz, interpretação TV, cinema, video, construção de projetos culturais e várias montagens cênicas durante o curso. Os espetáculo tem entrada gratuita e os ingressos devem ser retirados no local com uma hora de antecedência. O Sesc Sorocaba fica na rua Barão de Piratininga, 555, Jardim Faculdade. (Felipe Shikama)