Cultura Mais Cruzeiro

Coletivo TT6 apresenta ‘As criadas’ no Sesc

Montagem é baseada no texto clássico do francês Jean Genet, escrito em 1947
Coletivo TT6 apresenta ‘As criadas’ no Sesc
O roteiro de “As criadas” é uma “clássica relação arquetípica mostrada de uma forma muito humana”, reflete Sbrana. Crédito da foto: Divulgação

Clássico da dramaturgia mundial escrito em 1947, pelo francês Jean Genet, o espetáculo teatral “As criadas” será apresentado nesta sexta-feira (17), às 20h, no teatro do Sesc Sorocaba. A montagem é do Coletivo TT6 Senac, composta por alunos formandos do curso técnico de teatro do Senac Sorocaba, sob a direção do arte-educador Hamilton Sbrana.

Em “As criadas”, Genet relata uma trágica narrativa alegórica onde duas irmãs, empregadas domésticas, trabalham em regime de quase escravidão e constroem elaborados rituais, enquanto sua patroa está fora. Nesses rituais elas reproduzem um jogo de patroa e criada, que tem por fim um desfecho trágico, pois planejam incessantemente a morte dela.

Segundo Sbrana, trata-se de uma “clássica relação arquetípica mostrada de uma forma muito humana: doída, um pouco engraçada e sempre atual, pois fala sobre o opressor e o oprimido”, diz. “Elas sonham com a morte da madame; uma verdadeira obsessão que trabalha sempre sobre as ambiguidades”, complementa.

Leia mais  Fundec abre inscrição para cursos de música

Sbrana comenta que Genet escreveu esse texto em 1947 no tempo em que ficou preso e, como a maioria de suas obras, “tem características bastante únicas tornando-as incrivelmente atuais, principalmente no Brasil”. A inspiração de Genet para “As criadas”, foi um caso real ocorrido na França das irmãs Papin, que mataram a patroa e sua filha no ano 1933. Esse relato cênico da revolta das empregadas pelo constante abuso e opressão, traz à nossa realidade uma reflexão que instiga nossas opiniões perante as reformas governamentais do país.

O coletivo TT6 Senac é produto do Curso Técnico em Teatro do Senac Sorocaba, que tem uma carga horária de 800 horas e inclui na grade circular aulas de interpretação, improvisação, história do teatro mundial, caracterização, expressão do corpo, expressão da voz, interpretação TV, cinema, video, construção de projetos culturais e várias montagens cênicas durante o curso. Os espetáculo tem entrada gratuita e os ingressos devem ser retirados no local com uma hora de antecedência. O Sesc Sorocaba fica na rua Barão de Piratininga, 555, Jardim Faculdade. (Felipe Shikama)

Comentários