Buscar no Cruzeiro

Buscar

Capital promove Virada Cultural neste final de semana

16 de Maio de 2019 às 20:47

Capital realiza sua Virada Cultural Moraes Moreira é um dos artistas que se apresentará durante a Virada Cultural em SP. Crédito da foto: Maria Laender / Reprodução Facebook

Anunciada como “a maior edição da história do evento”, a Virada Cultural ocorre neste final de semana em São Paulo, com mais de 1,2 mil atrações espalhadas por mais de 250 pontos, centralizados e descentralizados.

Promovida pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o festival chega à sua 15ª edição com os maiores números de atrações e pontos da história do evento. De forma inédita, o evento ocupa todas as 32 subprefeituras da cidade, com mais de centenas atividades gratuitas espalhadas por toda a cidade. Neste ano, o orçamento do evento, que tem 24 horas de duração, é de R$ 18,6 milhões. Para efeito de comparação, de acordo com a Lei Orçamentária Municipal (LOA), o orçamento da Secretaria de Cultura de Sorocaba, para todo o ano de 2019, é de R$ 16,13 milhões.

Com expectativa de público de cinco milhões de pessoas, o evento conta, pela primeira vez, com um palco inteiramente dedicado à música sertaneja. Já o palco voltado à música cristã será levado para o Centro. Outras novidades dessa edição são a integração do corredor aberto da Paulista -- com atrações 24h na rua e em instituições parceiras como o Instituto Moreira Salles, Japan House, Sesc Paulista, Itaú Cultural e vão do Masp -- e das quadras de Escolas de Samba ao roteiro do evento. Entidade correalizadora da 15ª Virada Cultural, o Sesc-SP apresentará atividades artísticas gratuitas e voltadas a todos os públicos em 18 unidades na capital, que terão seu horário de funcionamento estendido no final de semana.

Pela primeira vez, o evento terá transmissão ao vivo, para todo o Brasil, pela Spcine Play. O festival também contará com a mostra Cultura Inclusiva, uma parceria entre a SMC e a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, que leva tradução em Libras a 23 palcos e 71 espetáculos da Virada Cultural.

Destaques

Capital realiza sua Virada Cultural Caetano Veloso se apresentará com os filhos Moreno, Zeca e Tom. Crédito da foto: Divulgação

Entre os destaques da programação musical estão o show “Ofertório”, com Caetano Veloso e os filhos Moreno, Zeca e Tom; e nomes como Maria Rita, Grande Encontro (Elba Ramalho, Alceu Valença e Geraldo Azevedo), Moraes Moreira, Odair José, Anavitoria, Criolo, Vitor Kley, Emicida, Karol Conka, Rincon Sapiência, Nação Zumbi, Angela Ro Ro, Demônios da Garoa, Sepultura, Anitta, Pabllo Vittar, Ludmilla e Anitta.

A estreia do programa de música nas sacadas, com opções de música brasileira, rock, ópera e serestas; o palco que celebra os 70 anos de Itamar Assumpção, apresentações da Orquestra Sinfônica Municipal, da Jazz Sinfônica e de Hamilton de Holanda completam o roteiro das atrações musicais imperdíveis do festival.

Além da música, diversas linguagens integram a programação. A atriz Andréa Beltrão interpretará o clássico “Antígona”, no Theatro Municipal, e a programação terá ainda uma mostra de teatros independentes com espetáculos como “Roda viva”, no Teatro Oficina; “Jardim das cerejeiras”, do Grupo Tapa, e “A alma imoral”, monólogo com a atriz Clarice Niskier. Para os amantes da dança, há várias opções, como a bailarina Morena Nascimento e o pianista Benjamim Taubkin no Pateo do Collegio.

A Virada Cultural 2019 preparou mais de 180 atrações para o público infantil, com destaque para os shows de Palavra Cantada, Grupo Tri e a banda Cidadão Instigado, fazendo a trilha ao vivo do filme “O Mágico de oz”. Para os pequenos, o evento apresenta ainda a mostra de cinema com os desenhos clássicos da Disney, na Câmara Municipal; além de música clássica para crianças com a Orquestra Sinfônica Infantojuvenil com intervenções de palhaços.

A programação completa, com horário e local de todas as atrações, está disponível no site agendao.prefeitura.sp.gov.br.

Paulista

Inspirada na Virada Cultural da capital, a Virada Cultural Paulista, realizada pela Secretaria Estadual de Cultura em dezenas de cidades do litoral e do interior -- e que tradicionalmente acontecia em maio em Sorocaba -- ocorrerá somente no segundo semestre.

Capital realiza sua Virada Cultural Maria Rita, que esteve na última Virada em Sorocaba, também fará show na edição da capital. Crédito da foto: Reprodução FAC

No ano passado, pela primeira vez o evento foi realizado nesse período, nos dias 24 e 25 de novembro, e concentrou todas as atividades no Parque das Águas, no Jardim Abaeté, com destaque para os shows de Maria Rita e Clube do Balanço. A mudança de data foi justificada, na ocasião, pelo então titular da pasta, Romildo Campelo, como necessária para uma “reformulação” que pudesse retomar o vigor que a Virada Cultural tinha no interior paulista em seus primeiros anos. O evento é inspirado em um festival de Paris que oferece 24 horas ininterruptas de programação artística e cultural, mas que foi sendo reduzida tanto em atrações quanto em público ao longo do tempo.

Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Cultura garante que “a Virada Cultural Paulista acontecerá no segundo semestre de 2019”, mas não especificou mês nem local. Segundo a pasta, será aberta uma chamada pública para que os municípios interessados inscrevam suas propostas para o evento, que será articulado com as prefeituras de cada cidade participante. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos