Buscar no Cruzeiro

Buscar

Campo de concentração é tema de bate-papo na BIM

01 de Maio de 2019 às 21:41

Crianças descobrem a Biblioteca Infantil Biblioteca Infantil Municipal (BIM) fica na rua da Penha, no Centro. Crédito da foto: Erick Pinheiro

O projeto Encontros com o Mito, realizado pela Biblioteca Infantil Municipal (BIM) Renato Sêneca de Sá Fleury, realiza nesta quinta-feira (2), às 14h, um bate-papo gratuito sobre os campos de concentração nazistas.

[irp posts="97085" ]

 

Quem falará sobre o tema é o pesquisador sorocabano Daniel Matucci, advogado, delegado de polícia aposentado e interessado sobre os conflitos políticos do século XX. Ele visitou vários países, entre eles o Camboja, Vietnã e, no último mês de março, os Campos de Concentração de Auschwitz, na Polônia. Segundo ele, a experiência foi aterrorizadora.

Ao mesmo tempo em que a humanidade atingiu, no século XX, o auge da civilização em tecnologia, saúde, comunicações e transportes, viu-se, também, a barbárie e a crueldade, que superou em número e extensão, toda a mortandade das guerras e conflitos anteriores.

Por isso a proposta é conscientizar as pessoas sobre os perigos de pensamentos e posturas radicais, presentes em toda situação de crise, que possa gerar ações de violência, discriminação e supressão dos direitos e da dignidade humana.

Daniel exibirá fotos e traçará um breve relato sobre o que levou à construção dos campos, sua estrutura, como os prisioneiros eram tratados e o fim dos mesmos.

A atividade, realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), visa incentivar o hábito pela leitura e apresentar diferentes histórias ao público. O bate-papo semanal traz, para os dias atuais, conceitos e símbolos milenares.

A participação é aberta a pessoas com idade a partir de 14 anos. Não há necessidade de inscrição prévia. A Biblioteca Infantil fica na rua da Penha, 673, no Centro. Mais informações pelo telefone (15) 3231-5723. (Da Redação)