Buscar no Cruzeiro

Buscar

Artista Lino Santiago expõe suas obras em Sorocaba

10 de Maio de 2019 às 22:40

Lino Santiago expõe suas obras na cidade As peças têm formatos naturais ou estilizados em madeiras brasileiras. Crédito da foto: Divulgação

Esculturas talhadas em madeira compõem a exposição “Ágape e Páthos”, do artista Lino Santiago, que será aberta neste sábado (11), às 16h, na Fernanda Monteiro Galeria de Arte.

A mostra é fruto de mais um dos projetos selecionados através de uma convocatória para artistas promovida pela galeria no ano passado. Por meio do processo, Fernanda Monteiro, que é a gestora e proprietária do local, conheceu a produção artística do são-roquense, escultor autodidata de 66 anos, que expõe seus trabalhos pela primeira vez em Sorocaba.

[irp posts="59664" ]

 

Curadora do projeto, Fernanda comenta que Lino dedicou-se profissionalmente à iniciativa privada e agora, aposentado, descobriu-se, iniciando seus trabalhos em madeira a partir do ano 2000, com pequenas estatuetas de formatos naturais ou estilizados e entalhes, utilizando madeiras brasileiras como cedro e garapa. O artista também elabora trabalhos bidimensionais em marchetaria artística, com folhas de madeira brasileira, explorando temáticas florais e sociais.

Entre 2003 e 2004, Santiago participou de diversas mostras regionais de cunho coletivo e numa incursão internacional de mostras coletivas em diversas cidades portuguesas. Em sua primeira exposição em Sorocaba, apresenta um conjunto de 11 obras, sendo dez esculturas e um relevo, talhados em madeira, produzidos entre 2003 e 2018, que ficarão a disposição do público para apreciação e ou compra durante todo o período da mostra.

Em seus núcleos de interesse está o ser humano, por ele definido como um “ente solitário por si, mas carente de afeto em suas relações intersociais nem sempre construtivas e, por vezes, conflituosas”. Daí, o mote curatorial definido por Fernanda Monteiro, sob o título “Ágape e Páthos: do amor filosófico essencial à excrescente intolerância”. “Sobrevida é o núcleo do diálogo proposto por Lino Santiago, que extrai da madeira uma reflexão acerca da natureza falível do homem. Inspirado pela origem do amor, traduzido materialmente por figuras maternais, o artista inicia uma comovente narrativa que perpassa pela dúvida, pela dor, pela condição humana e pela esperança no triunfo desse amor”, escreve a curadora.

Lino Santiago expõe suas obras na cidade A mostra apresentará 11 obras, sendo dez esculturas e um relevo. Crédito da foto: Divulgação

No dia 15 de junho, às 15h30, o artista participará de mais uma edição do Café Tertúlia, ao lado da curadora Fernanda Monteiro e de artistas convidados. O Café Tertúlia é uma das ações da galeria com intuito educativo, para aqueles que desejam conhecer mais sobre o artista e sua produção, dando oportunidade aos interessados de forma gratuita uma interlocução direta com o artista em um momento pós abertura da exposição. A atividade é gratuita, mas as vagas são limitadas. Para participar, é necessário se inscrever antecipadamente pelo email [email protected].

“Ágape e Páthos” sucede “Arquitetura do arquétipo” de Celso Lara, que ficou em cartaz em março, e é a segunda exposição das três selecionadas na convocatória para este primeiro semestre, de maneira independente, em uma parceria entre artistas e galeria. Parte do subsídio destinado à realização dos eventos é fruto de outra iniciativa da galeria, o projeto “Clube de colecionadores”, em vigor desde outubro do ano passado, no qual os interessados adquirem mensalmente uma gravura fine art, assinada e certificada pela Galeria por um valor fixo mensal potencializando desta forma as futuras ações da Galeria como esta e outras exposições previstas no calendário deste ano. (Da Redação)

Serviço

“Ágape e Páthos”, de Lino Santiago

Até 28 de junho

Fernanda Monteiro Galeria de Arte (rua Gustavo Teixeira, 600, no Mangal)

Terças, quartas e quintas-feiras, das 15h às 19h, e às sextas-feiras das 15h às 18h

Entrada gratuita

Galeria

Confira a galeria de fotos