Buscar no Cruzeiro

Buscar

Literatura

Lançamento do livro 'O Danúbio Vermelho' acontece nesta quarta (8)

Obra narra a história da mãe do autor, Nevenka Paunovic, nascida na Sérvia, e que enfrentou os desafios da Segunda Guerra Mundial

06 de Dezembro de 2021 às 13:55
Cruzeiro do Sul [email protected]
Lançamento do livro ocorre nesta quarta-feira (8), no Santa Crema Café, em Sorocaba
Lançamento do livro ocorre nesta quarta-feira (8), no Santa Crema Café, em Sorocaba (Crédito: Divulgação/Santa Crema Café)

Acontece nesta quarta-feira (8), às 18h30, o lançamento do livro “O Danúbio Vermelho”, de Jorge Paunovic, em Sorocaba. O evento será realizado no Santa Crema Café, na rua João Wagner Wey, 831, no jardim Eltonville, zona sul da cidade. A entrada é gratuita.

A obra narra a história da mãe do autor, Nevenka Paunovic, nascida na Sérvia, e que enfrentou os desafios da Segunda Guerra Mundial em busca de um único propósito: reconstruir a sua família. No evento, os amantes da literatura poderão tomar um café com o escritor e conhecer mais detalhes e curiosidades sobre a cultura da Sérvia.

"Resolvi escrever o livro pois agora completamos 80 anos da invasão da Alemanha na extinta Iugoslávia e também para que as pessoas não esqueçam as mortes e destruições que a guerra causou", conta o escritor Jorge Paunovic. 

Segundo o autor, a inspiração para o nome "Danúbio Vermelho" veio de sua mãe, que tinha o costume de ficar admirando a beleza do rio Danúbio, localizado na Sérvia e considerado o segundo rio mais extenso da Europa, "O rio que antes era azul, se tornou vermelho por conta dos inúmeros corpos jogados na água". 

Aos 72 anos, além de escritor, Jorge Paunovic é o atual presidente da Academia Itapetiningana de Letras – AIL e do Centro Cultural Brasil- Estados Unidos – CCBEU, colunista da Folha de Itapetininga e delegado de polícia aposentado. 

O livro, de 116 páginas, levou dois anos e meio para ser finalizado. Os interessados em adquiri-lo podem comprar no dia do lançamento, por 40 reais. Ainda nos próximos dias, o livro começará a ser vendido também em plataformas digitais. 

O evento tem o apoio do Gabinete de Leitura de Sorocaba, Programa Minuto de Reflexão – João Brotas e do Santa Crema Café.

 .

Galeria

Confira a galeria de fotos