Buscar no Cruzeiro

Buscar

Entretenimento

‘Jurassic World: Domínio’ chega nesta quinta (2) aos cinemas

Filme encerra trilogia com dinossauros circulando livres pelo mundo

02 de Junho de 2022 às 00:01
Kally Momesso [email protected]
Apesar de livres, nem todos répteis vivem em harmonia com a espécie humana.
Apesar de livres, nem todos répteis vivem em harmonia com a espécie humana. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Com estreia prevista para hoje (2), “Jurassic World: Domínio” é um dos lançamentos mais esperados de 2022. O filme é uma sequência de “Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros”, lançado em 2015, e “Jurassic World: Reino Ameaçado”, de 2018, e pode ser conferido em diversos horários e salas dos cinemas de Sorocaba.

Em “Jurassic World: Domínio”, que se passa quatro anos após a destruição da Ilha Nublar, os dinossauros circulam livres pelo mundo. Contudo, nem todos répteis conseguem viver em harmonia com a espécie humana. Com esses dinossauros à solta, o mundo busca lidar com esse problema ou encontrar uma forma de conviver pacificamente com eles.

A obra conta com o retorno dos ex-funcionários do parque, Claire (Bryce Dallas Howard) e Owen (Chris Pratt), para outra aventura no mundo dos dinossauros. O longa também marca o retorno dos protagonistas da trilogia original, depois de quase 30 anos, como Laura Dern (Dra. Ellie Sattler), Sam Neill (Dr. Alan Grant) e Jeff Goldblum (Dr. Ian Malcolm), que já havia voltado no filme anterior.

“Jurassic Park”, lançado em 1993, se tornou uma das principais franquias de Hollywood, e retornou há pouco tempo com “Jurassic World” em uma nova trilogia que encerrará com “Domínio”. O último longa metragem da saga custou US$ 165 milhões para a Universal Pictures. Além disso, para garantir a segurança e integridade física do elenco e equipe de produção em um período pandêmico, foram gastos quase US$ 3 milhões com testes de Covid-19, conforme revelado pelo portal The Hollywood Reporter.

Segundo o site Omelete, a obra é um “produto cinematográfico incomum para o ano de 2022”. O filme apresenta dinossauros de várias espécies, efeitos especiais, muita aventura e um suspense de tirar o fôlego, sob a direção de Colin Trevorrow. Apesar de ainda não contar com nenhuma avaliação no Rotten Tomatoes -- principal site de críticas de filmes --, “Jurassic World: Domínio” parece ser uma experiência imersiva.

Início da franquia

A narrativa da franquia se inicia quando um milionário (Richard Attenborough) constrói um parque que tem como atração principal dinossauros diversos, extintos a sessenta e cinco milhões de anos. Isto é possível por ter sido encontrado um inseto fossilizado, que tinha sugado sangue destes dinossauros, de onde pôde-se isolar o DNA, o código químico da vida, e, a partir deste ponto, recriá-los em laboratório. Mas, o que parecia ser um sonho se torna um pesadelo, quando a experiência sai do controle de seus criadores.

Após diversas tentativas de contato com os dinossauros ao longos dos filmes de “Jurassic Park”, a ilha abre ao público, agora com os répteis domesticados de “Jurassic World”. Com isso, as pessoas podem conferir shows acrobáticos com dinossauros e até mesmo fazer passeios bem perto deles. Entretanto, a equipe de cientistas passa a fazer experiências genéticas com estes seres, de forma a criar novas espécies. Uma delas logo adquire inteligência bem mais alta, se tornando uma grande ameaça para a existência humana. (Colaborou Inaiê Mendonça - Programa de Estágio)