Sorocaba
Prevenção da violência contra idosos é tema de roda de conversa
A campanha alerta para a prevenção da violência contra os idosos
Como parte da programação do “Junho Violeta”, que alerta para a prevenção da violência contra os idosos, ocorre nesta quarta-feira (15), às 9h, uma roda de conversa no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Vitória Régia, com a presença da equipe do Centro de Referência do Idoso (CRI).
Está prevista a participação de famílias do serviço de Proteção e Atenção Integral à Família (PAIF) e grupos de caminhada das UBSs Vitória Régia e Ulisses Guimarães. Além disso, um representante do Conselho do Idoso também estará presente nas atividades.
Nesta terça-feira (14), praticamente durante todo o dia, aconteceu distribuição de panfletos explicativos na praça Cel. Fernando Prestes, no Centro da cidade. O objetivo era informar a população sobre os tipos de violência que podem ser praticados contra o idoso e que devem ser denunciados por todo aquele que presenciar ou suspeitar de algo assim. Estavam listadas a violência física, psicológica, sexual ou patrimonial (financeira e econômica), situações de negligência, de abandono ou a discriminação em decorrência da orientação sexual, de raça ou etnia.
A campanha “Junho Violeta” é um movimento mundial voltado à prevenção da violência contra a pessoa idosa. Em Sorocaba, a iniciativa é realizada pela Secretaria da Cidadania (Secid) com a participação do Conselho Municipal do Idoso. O fundamento para a ação existe por meio da lei municipal 12.471, de autoria do vereador Cristiano Passos, que incluiu a data no calendário oficial do Município. A proposta é mobilizar a sociedade, sensibilizar os cidadãos e conscientizar, incentivando ainda as denúncias em caso de suspeita de violência.
Nesse caso, existem canais que podem receber as denúncias. Por telefone, o Disque 100, que é um serviço gratuito, que funciona 24 horas, e também a Delegacia do Idoso 3º Distrito Policial, na avenida Mário Campolim, 295, no Parque Campolim, que também atende pelos telefones: (15) 3234-2111, 3212-3999 e 3234-2122. (Da Redação)