Poder Legislativo
Inteligência Artificial vai melhorar transparência da Câmara
O objetivo é proporcionar uma experiência única e tornar as atividades legislativas ainda mais interativas
A Inteligência Artificial (IA) é uma ferramenta que se torna cada vez mais presente no dia a dia, seja para uma simples pesquisa na internet ou para auxiliar em diagnósticos médicos. Em breve, o recurso estará disponível também no site da Câmara de Sorocaba, por meio de uma parceria com o Parque Tecnológico. As primeiras reuniões para implantar essa tecnologia no canal oficial de comunicação do Legislativo já foram concluídas. O objetivo é proporcionar uma experiência única e tornar as atividades legislativas ainda mais interativas.
No portal da Câmara (camarasorocaba.sp.gov.br) é possível acessar todas as matérias legislativas protocoladas pelos vereadores, bem como as legislações vigentes e outros serviços. Além disso, a TV e a Rádio Câmara transmitem a programação oficial da Casa, incluindo as sessões ordinárias e extraordinárias. Mesmo que o site já seja completo em termos de conteúdo, a chegada da IA tem como objetivo aprimorar a intuitividade do site. Para compreender a mudança, é importante levar em consideração que uma sessão ordinária pode durar até três horas, tempo suficiente para discutir projetos relevantes para a cidade.
Embora o acesso on-line às sessões facilite a vida de quem busca se informar sobre os assuntos do Legislativo Municipal, encontrar falas pontuais pode levar tempo. Com o recurso tecnológico será possível buscar trechos de sessões apenas com palavras-chaves, tornando a busca por informações mais eficiente. Para aqueles que estão familiarizados com o Youtube, é possível perceber o sucesso dos podcasts em vídeo, mas nem todos têm tempo para ouvir toda a entrevista. Por isso, surgem os “cortes”, que são partes específicas da entrevista, disponibilizadas separadamente do vídeo original. É, basicamente, o mesmo princípio que será aplicado com a IA na Câmara de Sorocaba.
Isso será possível graças à aplicação do reconhecimento facial no Legislativo, que trará benefícios significativos, como a otimização da organização e catalogação de fotos e vídeos no arquivo digital. Para o secretário de Comunicação Institucional, Fábio Mascarenhas, essa novidade é resultado da busca pela vanguarda tecnológica na Casa de Leis, uma das diretrizes do presidente Cláudio Sorocaba (PL). “Estudamos a possibilidade de trabalhar com as mais avançadas tecnologias e poder implantá-las na comunicação pública, aumentando a transparência e acesso aos munícipes, veículos de comunicação e parlamentares. Será um grande passo para a Câmara Municipal”, destacou Mascarenhas.
Custo zero
A implantação do projeto de IA na Câmara não terá custos aos cofres públicos, graças à parceria com o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS). O termo de cooperação entre as partes formaliza o interesse mútuo em cooperação técnica para a execução de programas de trabalho, projetos ou evento de interesse recíproco, sem a obrigação de transferência de recursos financeiros entre elas. É importante destacar que o termo de cooperação difere de convênios, contratos de repasse e termos de execução descentralizada, já que não há transferência de recursos entre as partes envolvidas.
Uma nova reunião entre representantes do Legislativo e do PTS foi realizada no dia 9 de maio, com o objetivo de avançar no projeto de implantação de IA na Câmara. Os estudos para o projeto começaram em 3 de maio e, de acordo com Mascarenhas, a ideia inicial é realizar um teste interno antes de disponibilizar o serviço. O secretário também ressaltou que o presidente da Casa tem atuado fortemente na otimização dos processos internos do Legislativo, gerando grande economia e maior eficiência, com recordes de produtividade. “Nós sempre estamos estimulados a avançar cada vez mais”, finalizou. (Wilma Antunes)